Letra e Tradução: Bruce Springsteen – Streets of Philadelphia
Uma canção que se tornou um fenômeno ao expor a conscientização ao mundo
Publicada em
Aprenda a cantar e confira a tradução de inúmeros hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. O single de hoje é “Streets of Philadelphia", de Bruce Springsteen!
"Streets of Philadelphia" é uma das maiores produções que marcaram os anos 90. Interpretada pelo americano Bruce Springsteen, a canção recebeu diversos prêmios e se tornou uma febre em dezenas de países, o que contribuiu com que toda uma geração fosse marcada pela música como a história por trás dela.
Ainda sobre o recebimento do público quanto ao lançamento, podemos dizer que foi um grande sucesso também pela crítica por ganhar o Oscar de Melhor Canção Original e não apenas um, mas sim quatro prêmios no Grammy, são eles: Canção do Ano, Melhor Canção de Rock, Melhor Performance Rock - Vocal e Melhor Canção de Filme
Produzido na esfera do drama, o longa-metragem foi um dos primeiros filmes de Hollywood a falar sobre o vírus da AIDS, o HIV, no país que se encontrava tão ameaçado pela doença.
Quem assinou a direção e o escreveu foram respectivamente Jonathan Demme e Ron Nyswaner. Já na parte do quadro do elenco, quem deu vida aos personagens foi ninguém menos do que Tom Hanks e Denzel Washington.
O filme conta a história de Andrew Beckett, um advogado homossexual que trabalha para uma prestigiosa firma em Filadélfia. Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho o fato de que tem AIDS, é demitido. Beckett contrata então Joe Miller, um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal.
No drama é contada a história de Andrew Beckett, um advogado que trabalha para uma prestigiosa firma em Filadélfia. Quando os colegas de trabalho descobrem o fato de que tem AIDS, é demitido. Beckett então contrata então Joe Miller, um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal e assim a trama se inicía.
Confira: Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas do Lady A
O diretor Jonathan Demme conheceu Springsteen em 1985 na filmagem de "Sun City", mas não o via desde então. Demme primeiro escolheu a sequência do título de Filadélfia como "Southern Man" e pediu a Neil Young para escrever uma música como essa para o filme. Young lhe deu "Philadelphia", que ele realmente incorporou a trilha. Ainda precisando de uma música para o aberto, ele ligou para Springsteen para oferecer a proposta de trabalharem juntos nesse projeto.
Inicialmente o diretor do filme propôs ao cantor que fizesse uma música de rock que seria a primeira do filme por ser apresentada logo em sua abertura. Bruce começou a escrevê-la com base em letras que ele havia escrito anteriormente sobre a morte de um de seus amigos, mas não funcionou com uma batida de rock.
Springsteen enviou o que achou para Demme, ainda que estava com boa parte incompleta, sendo apenas uma prévia para saber se seria aprovada ou não. Demme adorou e achou que era perfeito para seu filme exatamente como era. Em seguida, o cantor gravou em seu próprio estúdio caseiro em Nova Jersey, onde fez todo o álbum “Nebraska”.
A ideia principal por parte da direção do filme era que pessoas não familiarizadas com questões de AIDS vissem essa realidade a partir do recorte que criaram. Ele achava que Springsteen e Young trariam um público que normalmente não veria um filme sobre um homem morrendo da doença.
O impacto da música e do filme foram gigantes no mundo e ajudaram as pessoas a se conscientizarem sobre a doença e quebrar o preconceito envolvido com as pessoas que lutam contra o HIV.
Com essa colaboração, Springsteen escreveu uma música especificamente para um filme pela primeira vez e atirando no escuro sem saber, fez história. Agora, confira o vídeo em que preparamos:
Leia: Guarda-roupa real: entenda o estilo de moda da rainha
Letra:
Streets of Philadelphia
I was bruised and battered
And I couldn't tell what I felt
I was unrecognizable to myself
I saw my reflection in a window
I didn't know my own face oh brother
Are you gonna leave me wastin' away
On the streets of Philadelphia
I walked the avenue till my legs felt like stone
I heard the voices of friends vanished and gone
At night I could hear the blood in my veins
Just as black and whispery as the rain
On the streets of Philadelphia
Ain't no angel gonna greet me
It's just you and I my friend
My clothes don't fit me no more
I walked a thousand miles
Just to slip the skin
The night has fallen, I'm lyin' awake
I can feel myself fadin' away
So receive me brother with your faithless kiss
Or will we leave each other alone like this
On the streets of Philadelphia?
Tradução: Ruas Da Filadélfia
Eu estava machucado e abatido
Eu não sabia dizer o que sentia
E eu não podia reconhecer a mim mesmo
Vi meu reflexo numa janela
E eu não reconheci meu próprio rosto
Oh, irmão, você vai me deixar definhando
Nas ruas de Filadélfia?
Andei pela avenida até minhas pernas parecerem de pedra
Ouvi vozes de amigos desaparecerem e sumirem
À noite eu podia escutar o sangue em minhas veias
Tão negro e sussurrante como a chuva
Nas ruas de Filadélfia?
Nenhum anjo vai me acolher?
Somos só você e eu, meu amigo
E as minhas roupas não me servem mais
Eu andei mil milhas
Só para escapar desta pele
Caiu a noite, eu estou deitado acordado
Eu consigo sentir-me desaparecer
Então me receba, irmão, com o seu beijo traiçoeiro
Ou nós vamos abandonar um ao outro desse jeito
Nas ruas de Filadélfia?
Veja também:
A relação de músicas tristes com sentimentos
Artista Da Semana: Lady A É Destaque Na Programação Da Antena 1
SALA DE BATE PAPO