Letra e Tradução: Queen – Radio Ga Ga
Uma canção que influenciou diversos artistas ao redor do mundo como Lady Gaga
Publicada em
"Radio Ga Ga" é uma música que foi lançada ao mundo pelas mãos da banda britânica Queen. Quem ficou responsável pela composição foi o baterista do grupo, Roger Taylor.
A faixa integrou o décimo primeiro álbum do grupo, “The Works'' em 84. Com o passar dos anos, ela também foi escolhida para estar presente nos álbuns A canção também está presente nos álbuns de compilação,“Greatest Hits II” e “Classic Queen”, que relembravam os maiores sucesso da trajetória de Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger.
O recebimento da canção pela crítica como do público foram gigantes. Após seu lançamento, “Radio Ga Ga” ficou em primeiro lugar em 19 países ao todo. O grupo fez questão de trazer a performance da música em literalmente todos os shows que fizeram em 1984.
Confira: Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas Do Culture Club
Inspiração e composição
De acordo com Roger, os versos refletem sobre o progressivo aumento da popularidade da televisão, desde a sua criação, sobre o rádio e como o mundo seria melhor caso cada um de nós pudéssemos ouvir as suas emissoras preferidas no rádio.
O cantor começou a perceber que não gosta de como cada vez mais pessoas estão deixando o rádio de lado e se tornando dependentes da televisão para música e entretenimento em geral. A palavra “gaga” também é utilizada pela preocupação pessoal a respeito do rádio e como ele espera profundamente que ele continue a existir.
Não é novidade para ninguém que todo Queen em si como Roger tem um carinho profundo pelo rádio, ainda mais pelo fato da época o consumo da mídia era gigantesco. Por outro lado, ele sempre comentou que foi pelas rádios que ele se educou musicalmente e com ela, passou muitas noites em que estaria solitário.
Isso se deu pelo fato das rádios estarem tocando as mesmas canções repetidamente. Ao tecer essa crítica, o mundo da comunicação ainda não havia ainda passado pela desregulamentação do rádio, que liberava a possessão de diversas estações para as empresas, o que elas faziam para evitar a concorrência. Certamente após essa ocorrência, o problema em que Roger pontuou ficou ainda pior.
Roger teve também outra inspiração para criar a canção. Uma inspiração divertida, que andava com alguns brinquedos e mamadeira, seu filho Taylor, que com apenas 3 anos, foi o mini-responsável a dar ideia de como batizar a canção. E em um momento em que o bebê estava assistindo televisão com ele, especificamente a MTV, e disse a palavra “radio caca”. Originalmente, este era para ser o nome da faixa, mas depois ele com o grupo optaram por seguir com “gaga”.
A respeito da produção da faixa, foi Taylor que começou a escrever a música quando estava na cidade de Los Angeles. Ele entrou no seu quarto com um sintetizador e uma caixa de ritmos, logo em seguida, eles começaram a gravar e incluir partes que seriam importantes para a música.
Você sabia que o título da música inspirou o nome artístico da cantora pop americana Lady Gaga? Seu nome verdadeiro é Stefani Germanotta, e ao iniciar sua carreira artística passou a usar Lady Gaga como nome nos palcos. A todos os “Little monster”, nome dos fãs da cantora, esse é um fato que liga a cantora a outros artistas que certamente impactam na sua construção nos palcos.
Leia: Artista Da Semana: Tears For Fears É Destaque Na Programação Da Antena
Conheça algumas curiosidades a respeito da canção:
- Nessa faixa, todos os backing vocals nesta faixa são cantados por Taylor.
- O videoclipe de “Radio Gaga” que foi dirigido pelo diretor britânico David Mallet possui diversas cenas do icônico filme alemão de ficção científica de 1927 "Metropolis''. Pelo governo da Alemanha Oriental detinha os direitos deste filme, o Queen foi obrigado a pagar uma quantia não revelada ao governo pelos direitos.
- “Radio Gaga” alcançou o número 1 em vários países ao redor do mundo, incluindo Finlândia, Suécia e Dinamarca. No UK Singles Chart, a música alcançou o número 2. Na Billboard Hot 100 dos EUA, "Radio Gaga" subiu para o número 16.
- A faixa faz parte da nossa programação há anos e é uma das favoritas dos ouvintes quando pensamos na banda
- Desde o lançamento da canção até hoje, a música foi regravada por vários artistas, como Sophie Ellis-Bextor, Elaine Paige e Electric Six.
- Uma das apresentações ao vivo mais icônicas ??dessa música aconteceu no verão de 1985 no icônico show beneficente Live Aid no Estádio de Wembley. Durante a apresentação, cerca de 70.000 pessoas na plateia bateram palmas e cantaram juntos a música.
Como falamos bastante sobre a canção do grupo, é bacana relembrarmos um pouco da história deles e como com o passar dos anos eles deixaram sua marca no mundo. Eles foram um dos grandes nomes da cena do rock pesado britânico no início dos anos 1970, mas ao contrário de Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, eles logo se tornaram populares entre os fãs de Pop, atingindo outros públicos que realmente passaram a curtir as produções da banda.
De forma habitual, muitos nomes do rock saíram da cidade de Londres, com Queen não foi diferente. Eles se tornaram um grupo em 1970 após o fim da banda Smile, de início eles tinham como membros: o vocalista Freddie Mercury, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor antes de se juntar ao baixista John Deacon.
A receita para atingirem tanto sucesso em um tempo relativamente curto foi seus singles explodirem, terem performances ao vivo, originalidade e muito talento, o que certamente influenciou para que fossem os indicados e nomeados para diversos prêmios mundo afora.
Inicialmente, nem tudo começou da melhor forma. O primeiro álbum da banda, "Queen", foi um fracasso comercial ao ser debutado em 1973, dali nenhuma faixa integrou as posições das grandes paradas e nem mesmo fizeram um leve sucesso. O momento de reviravolta que possibilitou com que conhecêssemos a banda hoje foi o segundo disco em 74, "Sheer Heart Attack". Em seguida, eles lançaram quinze álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo e vários álbuns de forma compilada
Agora que fizemos a retrospectiva do quarteto, fique com a letra e a tradução:
Letra
I'd sit alone and watch your light
My only friend through teenage nights
And everything I had to know
I heard it on my radio
You gave them all those old time stars
Through wars of worlds invaded by Mars
You made 'em laugh, you made 'em cry
You made us feel like we could fly
So don't become some background noise
A backdrop for the girls and boys
Who just don't know or just don't care
And just complain when you're not there
You had your time
You had the power
You've yet to have your finest hour
Radio
All we hear is radio ga ga
Radio goo goo
Radio ga ga
All we hear is radio ga ga
Radio blah blah
Radio, what's new?
Radio, someone still loves you
We watch the shows, we watch the stars
On videos for hours and hours
We hardly need to use our ears
How music changes through the years
Let's hope you never leave, old friend
Like all good things, on you we depend
So stick around, 'cause we might miss you
When we grow tired of all this visual
You had your time
You had the power
You've yet to have your finest hour
Radio
All we hear is radio ga ga
Radio goo goo
Radio ga ga
All we hear is radio ga ga
Radio goo goo
Radio ga ga
All we hear is radio ga ga
Radio blah blah
Radio, what's new?
Someone still loves you
Radio ga ga
Radio ga ga
Radio ga ga
You had your time
You had the power
You've yet to have your finest hour
Radio
Tradução
Eu sentava sozinho e observava a sua luz
Meu único amigo durante as noites de adolescência
E tudo o que eu tinha que saber
Eu escutava no meu rádio
Você deu a eles todas aquelas estrelas antigas
Entre as guerras de mundos invadidos por Marte
Você os fez rir, você os fez chorar
Você nos fez sentir como se pudéssemos voar
Então não se torne apenas um barulho de fundo
Um pano de fundo para as garotas e garotos
Que não sabem ou simplesmente não se importam
E apenas reclamam quando você não está lá
Você teve o seu tempo
Você teve o seu poder
Você ainda não teve a sua melhor hora
Rádio
Tudo que ouvimos é rádio gaga
Rádio goo goo
Rádio ga ga
Tudo que ouvimos é rádio ga ga
Rádio blá blá
Rádio, o que há de novo?
Rádio, alguém ainda te ama
Assistimos aos shows, assistimos às estrelas
Em vídeos por horas e horas
Dificilmente precisamos usar os nossos ouvidos
Como a música muda ao longo dos anos
Vamos torcer para que você nunca nos deixe, velho amigo
Como todas as coisas boas, dependemos de você
Então fique por aqui, porque podemos sentir a sua falta
Quando nos cansarmos de todo esse visual
Você teve o seu tempo
Você teve o seu poder
Você ainda não teve a sua melhor hora
Rádio
Tudo que ouvimos é rádio gaga
Rádio goo goo
Rádio ga ga
Tudo que ouvimos é rádio ga ga
Rádio goo goo
Rádio ga ga
Tudo que ouvimos é rádio ga ga
Rádio blá blá
Rádio, o que há de novo?
Alguém ainda te ama
Rádio ga ga
Rádio ga ga
Rádio ga ga
Você teve o seu tempo
Você teve o seu poder
Você ainda não teve a sua melhor hora
Rádio
Pensando no music video que acompanha a canção, ao pensar no que proporia com a produção, ele buscou explorar uma nova face da vivência artística do grupo como um todo. Assim, aqui eles diferiram um pouco das performances com muita guitarra e bateria. Juntos eles construíram um carro singular que voava pelos ares da cidade. Seu objetivo principal? Encontrar uma maneira de encaixar Metropolis em um cenário diferente! Você pode relembrar ou até mesmo conhecer essa produção assistindo aqui embaixo. Confira:
Veja também:
29 Anos De Ariana Grande: Relembre Os Sucessos Da Cantora
"It’s My Life": Entenda O Significado Da Música De Bon Jovi
SALA DE BATE PAPO