Lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos é refeita; veja
Seleção atualizada da revista norte-americana Rolling Stone inclui 154 novos álbuns, com 86 produzidos durante o século XXI
Publicada em
“Nenhuma lista é definitiva – os gostos mudam, novos gêneros surgem, a história da música continua sendo reescrita”, explicou a revista Rolling Stone, ao anunciar nesta terça-feira (22) uma seleção atualizada dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos. Originalmente publicada em 2003, a lista refeita inclui 154 novos álbuns, com 86 produzidos durante o século XXI (veja as mudanças abaixo).
Veja também: Marvin Gaye é o Artista da Semana
As alterações já podem ser percebidas nas primeiras posições do ranking: antes campeão, o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (The Beatles) caiu para o terceiro lugar, sendo substituído por “What’s Going On” (1971), de Marvin Gaye. A obra é seguida por “Pet Sounds” (1966), dos Beach Boys – que permaneceram na mesma posição – e por “Blue” (1971), de Joni Mitchell – lugar antes ocupado por “Revolver” (1966), dos Beatles, que passou para o 11º.
Lançado após a formação original da lista, o álbum de Amy Winehouse “Back to Black” (2006) também é um dos principais destaques do novo ranking – a obra entrou para a 33ª posição. Artistas jovens como Billie Eilish (“When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”), Harry Styles (“Fine Line”), Kendrick Lamar (“To Pimp A Butterfly”) e Taylor Swift (“1989” e “Red”) também passaram a fazer parte da seleção.
“Os clássicos ainda são os clássicos, mas o cânone está cada vez maior e melhor”, escreveu a publicação dos EUA. Para trazer novas referências à seleção, a revista recebeu enquetes de músicos, produtores, jornalistas e executivos, entre eles Beyoncé, Lin-Manuel Miranda e Stevie Nicks.
A nova lista é menos rock e mais rap. O soul também se destaca: além do campeão Marvin Gaye, Prince tem dois discos entre os 50 primeiros – “Sign “O” the Times”, de 1987; e “Purple Rain”, de 1984 – e Lauryn Hill subiu mais de 300 andares, passando para a 10ª posição com “The Miseducation of Lauryn Hill” (1998).
Veja a lista completa clicando aqui.
SALA DE BATE PAPO