Madonna: primeiro álbum da artista completa 40 anos
Relembre os principais sucessos do primeiro disco da rainha do pop
Publicada em
No dia 27 de julho de 1983, há exatamente 40 anos, a rainha do pop lançou o seu primeiro álbum de estúdio - “Madonna”, e mudou para sempre o rumo da indústria da música. Na época, o disco homônimo estreou no Billboard 200 e emplacou 3 singles no top 20 do Billboard Hot 100.
Desde então, Madonna reinventou o conceito de videoclipes, inspirou uma onda feminista, trouxe uma série de tendências fashionistas e passou a ser considerada um dos nomes mais influentes da história do entretenimento. Assim, para comemorar o aniversário de quatro décadas da sua estreia, a Antena 1 separou algumas curiosidades sobre o álbum que a apresentou para o mundo. Confira:
“Madonna” foi o álbum responsável por revelar uma das artistas mais bem-sucedidas da história. Mas além disso, foi um projeto eternizado como uma das principais estreias pop de todos os tempos, contendo grandes sucessos como “Everybody”, “Holiday”, “Borderline” e, é claro, “Lucky Star”.
O disco estreou em 190º lugar no Billboard 200, gráfico que contabiliza e ranqueia os álbuns mais populares do Estados Unidos. Já no ano seguinte, Madonna escalou até a oitava posição do chart e, desde então, manteve-se na lista por 168 semanas - maior sequência da sua carreira.
Quanto aos singles, a balada dançante “Everybody” estreou um ano antes do lançamento oficial do álbum e foi o hit responsável por introduzir a rainha ao rádios e clubes de disco de Nova York. A canção foi a primeira a atingir o terceiro lugar do Billboard 's Dance Club Songs, categoria que a artista emplacou mais de 50 músicas ao longo da sua carreira.
Em sequência, o single dupla face, contendo os hits “Holiday” e “Lucky Star” fez o disco, de fato, decolar. O vinil conquistou o primeiro lugar histórico do Billboard 's Dance Club Songs e, eventualmente, tornou-se o primeiro single da cantora a entrar no Billboard Hot 100.
“Holiday” foi um sucesso no mainstream e um hino para comunidade LGBT, mas “Lucky Star” foi a composição que, de fato, rompeu barreiras para a cantora. Com a canção, Madonna trouxe à tona o empoderamento feminino, exalou a sua sexualidade, transcendeu os clubes de dança, passou a ser promovida pela rádio pop e conquistou o seu primeiro hit da top 5 do Hot 100.
“Lucky Star” foi eleita a melhor canção do disco pela Billboard e apontada como um dos principais pilares para a solidificação da carreira da estrela, que há quatro décadas, brilha e encanta todos os cantos do planeta.
O álbum homônimo também trouxe a primeira das 38 músicas (recorde mantido por quase duas décadas) da cantora a atingir o top 10 do Hot 100. “Borderline”, com um vocal imponente, tornou-se uma das principais músicas da década e a segunda mais importante do disco, segundo a Billboard.
Veja também:
ARTISTA DA SEMANA ED SHEERAN: 'PERFECT' VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS
TBT: HÁ 38 ANOS, PARCERIA ENTRE EURYTHMICS E STEVIE WONDER ALCANÇA FAMA
Escrito por Fabian Noda
SALA DE BATE PAPO