Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mais uma farmacêutica faz recall de medicamentos de ranitidina

Por aqui, a Anvisa já alertou sobre os riscos da substância que pode estar presente em alguns dos medicamentos deste tipo.

Placeholder - loading - Cartelas de remédios (Foto: Pixabay)
Cartelas de remédios (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

A farmacêutica Sanofi está fazendo um recall voluntário do medicamento para azia Zantac (OTC). O chamamento afeta os medicamentos vendidos nos Estados Unidos e no Canadá.

A empresa está trabalhando com a Food and Drug Administration dos EUA para determinar a extensão do recall.

Testes de Zantac e outros medicamentos de ranitidina encontraram a N-nitrosodimetilamina, ou NDMA, uma impureza considerada um possível agente cancerígeno pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA, disseram a FDA e a Health Canada em setembro. O NDMA pode ser introduzido involuntariamente na fabricação através de certas reações químicas.

O FDA vem testando vários medicamentos depois de constatar a impureza nos medicamentos para pressão arterial e insuficiência cardíaca, conhecidos como BRA, na sigla em português.

O Walmart, a CVS Pharmacy e a Walgreens anunciaram recentemente que interromperiam as vendas de medicamentos para ranitidina devido a preocupações de que possam conter a impureza. Em setembro, a farmacêutica Novartis disse que estava interrompendo a distribuição de todos os medicamentos do tipo fabricados pela Sandoz.

Procurada pela Antena 1, a Sandoz comunicou que a "segurança do paciente e a qualidade de todos os produtos são de extrema importância para o Grupo Novartis. Por essa razão, de forma voluntária, a divisão Sandoz está recolhendo das farmácias de determinados países lotes de comprimidos de Ranitidina. O Brasil não está incluído neste recall, uma vez que esta molécula não é comercializada no país".

Ainda no comunicado, a empresa disse que "se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente que pode ser contatado via e-mail sac.sandoz@sandoz.com ou telefone 0800-400-9192". Pelo recall da Sandoz foram afetados os países: Áustria, Albânia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Kosovo, Macedônia, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Holanda, Austrália, Canadá, Líbia, Malásia e África do Sul.

A Sanofi disse que emitiu o recall após inconsistências nos resultados preliminares dos testes. A investigação continua e a farmacêutica disse que compartilharia os resultados de seus testes com a FDA e a Health Canada.

A Antena 1 vem acompanhando o assunto desde antes do pronunciamento da Anvisa e já procurou pela opinião de algumas empresas que podem ser afetadas pelo problema.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. mais uma farmaceutica faz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.