Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mamma Mia! Como as Canções do ABBA se Tornaram um Fenômeno Musical

Descubra a história por trás do sucesso global do musical "Mamma Mia!", desde as músicas icônicas do ABBA até a criação da peça e seu impacto cultural.

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição
Ver comentários

Publicada em  

Para alguns, o ABBA tornou-se conhecido através do filme "Mamma Mia!", eternizado pelas atuações de Meryl Streep e Amanda Seyfried. No entanto, a história por trás dessa conexão vai além da mera coincidência. Quando Björn Ulvaeus e Benny Andersson compuseram as obras, não havia nenhuma ideia de costurar as suas narrativas e tecer uma história.

Após já terem lançado os seus álbuns de maior sucesso e atingido o auge de sua carreira – que nunca decaiu, diga-se de passagem – e, principalmente, um ano depois de sua última apresentação como grupo, houve um encontro importante para os integrantes.

Em 1983, Björn já estava separado de Agnetha Fältskog, sua ex-esposa e ex-integrante da banda, e a icônica música “The Winner Takes It All” havia feito história ao alcançar o 1º lugar na Bélgica, Irlanda, Holanda, África do Sul e Reino Unido. Expressando as dores de um término e a dura sensação de se sentir um perdedor diante do jogo do amor, ela tocou milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma delas foi Judy Craymer.

A produtora britânica encontrou a dupla responsável por compor as músicas da banda, Björn Ulvaeus e Benny Andersson, enquanto eles trabalhavam com o diretor Tim Rice na criação da trilha sonora do musical Chess. Craymer, ao ouvir a música "The Winner Takes It All", se sentiu inspirada por sua narrativa e enxergou nela o potencial de se tornar um fio condutor para um musical. A princípio, Ulvaeus e Andersson não se mostraram entusiasmados com a ideia, mas, após serem convencidos, embarcaram no projeto.


A Produção

Em 1997, a roteirista Catherine Johnson foi encarregada de escrever o libreto do musical, enquanto Phyllida Lloyd assumiu a direção. Björn e Benny, os "B's" do ABBA, desempenharam papeis cruciais no desenvolvimento e na produção do musical desde o início. Anni-Frid Lyngstad, outra integrante do ABBA, contribuiu financeiramente para a obra e participou de diversas estreias ao redor do mundo. Agnetha Fältskog, a quarta integrante do grupo, foi a única que não se envolveu na criação ou produção do musical.

"Mamma Mia!" estreou no teatro West End de Londres em 6 de abril de 1999 e, desde então, conquistou o mundo. O musical, que gira em torno da relação entre uma mãe e sua filha e seus três possíveis pais, já foi assistido por mais de 70 milhões de pessoas em mais de 450 cidades e traduzido para 16 idiomas, inclusive o português.

Imagem de conteúdo da notícia "Mamma Mia! Como as Canções do ABBA se Tornaram um Fenômeno Musical" #1
Toque para aumentar

O sucesso do musical gerou também dois filmes de incrível repercussão: "Mamma Mia!" (2008) e "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo" (2018). "Mamma Mia!" é o terceiro musical mais antigo da história do West End, atrás apenas de "Os Miseráveis" (1985) e "O Fantasma da Ópera" (1986).

Celebrações

Durante a comemoração dos 25 anos do musical em Londres, Björn Ulvaeus fez um discurso emocionante, expressando sua gratidão e humildade diante do impacto que o ABBA e suas músicas tiveram na vida de tantas pessoas.

“O fato de que de alguma forma o ABBA conseguiu tocar tantos milhões de vidas ao redor do mundo, geração após geração e as pessoas me perguntam ‘como você se sente ao saber disso?’, e essa é uma pergunta muito boa e muito difícil de responder. ”, disse o ex-líder da banda, que hoje completa 79 anos.

Ulvaeus acrescenta: “É um sentimento muito evasivo. Tem mais a ver com gratidão e humildade do que com orgulho, porque te emociona saber que tantas pessoas ouviram algo que você criou e que ficaram felizes ou tristes com isso, e que isso significou muito em suas vidas.”

Björn Ulvaeus: Um Ícone Musical e Defensor dos Direitos Autorais

Além de sua carreira no ABBA , uma curiosidade é que Björn Ulvaeus também é presidente da Cisac, entidade que defende os direitos de autores e compositores. Ele é um dos compositores pop mais prolíficos da história, com mais de 150 hits.

Ulvaeus se destaca como um defensor ferrenho do direito autoral, especialmente no atual momento crucial para a indústria musical e cultural. Ele reconhece o potencial da inteligência artificial como ferramenta criativa, mas também alerta para a necessidade de proteger os direitos dos compositores originais. Em suas palavras, “é importante ser defensivo e ofensivo ao mesmo tempo como criador, porque [a IA] é uma ferramenta fantástica. Temos que lutar pelos compositores dessas músicas para que eles possam ser remunerados de uma forma ou de outra.”


Imagem de conteúdo da notícia "Mamma Mia! Como as Canções do ABBA se Tornaram um Fenômeno Musical" #2
Toque para aumentar


Veja também:

BARBRA STREISAND: A ARTISTA MAIS VITORIOSA DOS ANOS 60

JOURNEY VIRÁ AO BRASIL NESTE ANO, SEGUNDO JORNALISTA






Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOW DE LADY GAGA EM COPACABANA REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

SHOW DE LADY GAGA EM COPACABANA REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

Na noite de 3 de maio de 2025, Lady Gaga realizou um show gratuito histórico na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo entre 2,1 e 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da organização. A apresentação tornou-se o maior espetáculo da carreira da artista e um dos maiores da história da música mundial.

Com esse feito, Gaga superou o público de Madonna no mesmo local em 2024 — estimado em cerca de 1,6 milhão —, mas ainda ficou atrás de Rod Stewart, que reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas na virada do ano de 1994 para 1995, também em Copacabana. Vale lembrar que o show de Stewart ocorreu no Réveillon carioca, evento que tradicionalmente atrai milhões de espectadores para a orla, o que contribuiu para os números históricos.

Operação “Fake Monster” Frustra Tentativa de Atentado

Horas antes do evento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagraram a operação “Fake Monster”, que desmontou um plano de atentado com explosivos improvisados durante o show. Dois suspeitos foram detidos: um adulto no Rio Grande do Sul, por posse ilegal de armas, e um adolescente no Rio de Janeiro, investigado por armazenar pornografia infantil.

Segundo autoridades, o grupo envolvido promovia discurso de ódio, automutilação e violência contra a comunidade LGBTQIA+, além de recrutar jovens pela internet usando perfis falsos inspirados na fanbase da cantora. A ação policial foi mantida em sigilo até após o show para evitar pânico, e Lady Gaga só foi informada da ameaça depois da apresentação.

Repercussão Internacional: Público Histórico e Ameaça Frustrada Ganham Manchetes

A magnitude do show e a tentativa de atentado frustrada repercutiram fortemente na imprensa internacional, tanto pelo aspecto cultural quanto pelo risco evitado.

Sobre o show

O site da Billboard destacou:

“Lady Gaga realizou o maior show solo de sua carreira e o maior já feito por uma mulher na história da música mundial” (LINK).

A CNN International escreveu:

“O espetáculo gratuito de Gaga à beira-mar, com mais de 2 milhões de presentes, transformou Copacabana em uma rave global. Foi um tributo à diversidade, à inclusão e à força da música ao vivo.” (LINK)

O jornal britânico The Guardian afirmou:

“Lady Gaga fez história no Brasil com um dos maiores concertos já registrados. O público superou o de Madonna em 2024, consolidando o país como palco favorito das divas do pop.” (LINK)

Sobre a ameaça frustrada

A revista Vanity Fair destacou a operação com o título:

“Plano de bomba é frustrado antes de show histórico de Lady Gaga no Rio”, escrevendo: “Autoridades brasileiras identificaram uma célula online de extremistas que usavam identidades falsas para se infiltrar em comunidades de fãs. A ação foi rápida e silenciosa, impedindo o que poderia ter sido uma tragédia em massa.” (LINK)

O Pitchfork complementou:

“Os suspeitos mantinham perfis falsos inspirados em fãs de Gaga para atrair menores para ataques coordenados. A operação evitou o que poderia ser o pior ataque em um evento musical desde o atentado em Manchester, em 2017.” (LINK)

Já o tabloide britânico The Sun trouxe um tom mais emocional, destacando a fala da artista:

“Após saber da ameaça, Gaga teria chorado nos bastidores e dito: ‘O amor venceu outra vez. Obrigada, Brasil.’” (LINK)

Manifestação nas redes e comunicado oficial

Após o show, Lady Gaga usou suas redes sociais para agradecer o carinho do público brasileiro e, ao tomar conhecimento da ameaça frustrada, fez uma publicação emocionada:

“Brasil, eu não tenho palavras. Vocês me deram a noite mais linda da minha vida. Obrigada por me protegerem com tanto amor. Meu coração está com vocês para sempre. Amor vence.”

Horas depois, sua equipe divulgou um comunicado oficial sobre o incidente:

“A equipe da artista expressa profunda gratidão às autoridades brasileiras pela pronta e eficaz atuação. O bem-estar de todos os fãs é nossa prioridade máxima. Lady Gaga foi informada da ameaça somente após a apresentação, a fim de preservar a segurança do evento.”

Um Evento Histórico em Todos os Sentidos

Com um público recorde, um repertório repleto de hits e um cenário monumental à beira-mar, o show de Lady Gaga em Copacabana entrou para a história como um dos maiores eventos musicais já realizados. Ao mesmo tempo, a eficácia das forças de segurança brasileiras ao impedir um possível atentado mostra o grau de complexidade envolvido na organização de eventos dessa magnitude.

1 H
Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. mamma mia como as cancoes do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.