Melhores canções de Madonna, de acordo com críticos da Billboard
Holiday, Like a Prayer e muito mais! Confira as melhores músicas da rainha do pop
Publicada em
Madonna, com uma discografia atemporal, revolucionou para sempre a indústria da música! Mas você sabe dizer qual é a melhor faixa da sua carreira? Bom, com uma série de hits mundialmente conhecidos, como “Like a Virgin”, “Vogue” e ”Material Girl”, fica realmente difícil escolher uma só.
Porém, na última quarta-feira (16), em comemoração aos 65 anos da Rainha do Pop, a Billboard ranqueou as 100 melhores músicas da cantora, que transcedeu gerações para tornar-se uma das principais divas pop de todos os tempos.
A Antena 1, por sua vez, compilou uma lista, destacando as principais canções da artista, de acordo com os próprios críticos da Billboard. Confira:
21. "Material Girl" (Like a Virgin, 1984)
“Material Girl” é o segundo single do segundo álbum de estúdio da cantora - “Like a Virgin”, e um dos principais motivos pelo qual ela passou a ser referenciada como a Rainha do Pop. A faixa, que inclusive viralizou na internet e voltou às paradas musicais recentemente, foi um dos primeiros hits da sua carreira e um fator determinante para impulsioná-la como um ícone dos anos 80.
Mesmo assim, Madonna sempre deixou claro a sua não simpatia com a canção. Em 2015, a superestrela confessou que “Material Girl” é a canção que ela menos gosta de toda a sua discografia. O fato é que a música despertou um apelido que a acompanhou durante toda a sua trajetória. Para entender melhor sobre a polêmica por trás da composição, acesse a nossa matéria :
VIRALIZOU: ‘MATERIAL GIRL’ DE MADONNA VOLTOU AS PARADAS MUSICAIS
De qualquer forma, “Material Girl" é, indiscutivelmente, um dos maiores sucessos da música pop e, merecidamente, considerada uma das melhores músicas já escritas pela cantora.
19. "Borderline" (Madonna, 1983)
“Borderline” é um clássico do primeiro álbum homônimo da artista. A balada dançante dos anos 80 foi a primeira canção da cantora a atingir o top 10 da Billboard Hot 100, gráfico que ranqueia as músicas mais populares dos Estados Unidos.
A faixa foi popularizada, principalmente, por um videoclipe cativante e pelos vocais imponentes de Madonna. Além disso, “Borderline” foi o single responsável por revelar ao mundo o potencial da estrela nova iorquina em ascensão, que com o passar dos anos, foi convertido em uma das carreiras mais bem-sucedidas de todos os tempos.
10. "Like a Virgin" (Like a Virgin, 1984)
“Like a Virgin” talvez seja a música mais famosa da Madonna. Lançada nos anos 80, a letra “Like a Virgin/ Touched for the very first time” transcendeu gerações e passou a ser considerada um dos maiores patrimônios da história da música pop.
O refrão chiclete, brilhante e inesquecível vendeu mais de 6 milhões de cópias ao redor do mundo e consagrou o primeiro hit número um da artista. Além disso, segundo a própria Billboard, foi a partir desta composição que o status de superestrela passou a ser consolidado e inquestionável para a cantora.
3. "Vogue" (I'm Breathless, 1990)
“Vogue” é uma canção que aborda as pistas de dança e o cinema da Era de Ouro de Hollywood, como formas de escapismo das dores e preocupações do dia-a-dia. Assim, temos, é claro, mais uma balada dançante da cantora, que decolou para o topo da Billboard Hot 100.
O videoclipe oficial de “Vogue”, dirigido por David Fincher (Clube da Luta) e coreografado por Jose Gutierez e Luis Xtravaganza, buscou dialogar com o preto e branco típico da cinematografia da Era de Ouro dos anos 20.
A música, por sua vez, permaneceu por três semanas no topo das paradas norte-americanas, acumulou mais de 150 milhões de visualizações no Youtube e, agora, foi considerada pela Billboard a terceira melhor música já feita pela Rainha do Pop.
2. "Like a Prayer" (Like a Prayer, 1989)
“Like a Prayer” é o lead single homônimo do quarto álbum de estúdio da superestrela. A canção é um exemplo perfeito do contraste entre a sexualidade e a religiosidade criado por Madonna. Assim, termos litúrgicos são usados com um duplo sentido intencional, ao mesmo tempo que solos de guitarra são contracenados com um coral gospel e a clássica potência vocal da cantora.
De toda forma, a canção representa perfeitamente a imagem construída por Madonna ao longo da sua carreira, ao passo que é um testamento de que a cantora sempre buscou falar sobre o amor - seja por letras sobre conexões sexuais, relacionamentos apaixonados e monogâmicos ou até por críticas e provocações à sua religião.
1. "Into the Groove" (Desperately Seeking Susan, 1985)
Finalmente chegamos ao top 1! “Into the Groove”, canção escrita como trilha sonora para o filme “Desperately Seeking Susan (1985)” e, posteriormente lançada como single de uma reedição do álbum “Like a Virgin”, foi eleita a melhor música da cantora.
A canção é um convite para uma dança e, obviamente, foi inspirada pelo amor da cantora pelas pistas de dança dos anos 80. Ainda, embora seja considerada uma música “boba” por Madonna, “Into The Groove” possui, para os críticos da Billboard, um dos melhores refrãos já escritos.
Veja também:
BILLBOARD HOT 100 E GRAMMY AWARDS: PREFERÊNCIA DO PÚBLICO VERSUS AVALIAÇÃO DA CRÍTICA
DA MÚSICA AO CINEMA: AS MELHORES TRILHAS SONORAS DE MARK RONSON
SALA DE BATE PAPO