Michael Jackson Estate tem grande vitória no tribunal
Os executores do espólio dizem que a decisão é uma vitória enorme e inequívoca para os filhos de Michael Jackson
Publicada em
Mais de quatro anos depois de enfrentar o IRS no Tribunal Tributário dos Estados Unidos, o espólio de Michael Jackson saiu vitorioso, com um juiz federal que considerou o valor do artista no momento de sua morte muito mais próximo de sua estimativa do que o governo e se recusou a emitir quaisquer penalidades. A disputa centrava-se em quanto valiam a imagem e semelhança de Jackson quando ele morreu em 2009, o que determinaria quanto em impostos a propriedade deveria ao IRS.
Também inclui o valor do interesse de Jackson na New Horizon Trust II, que incluía sua participação na Sony / ATV Music Publishing, e na New Horizon Trust III, que incluía Mijac Music, um catálogo de publicação que possuía os direitos autorais das composições que Jackson escreveu ou co-escreveu e trabalhou por outros compositores.
Na segunda-feira, após um longo processo de deliberação, o juiz Mark Holmes do Tribunal Tributário dos EUA emitiu uma decisão de mais de 250 páginas que reconhece as complexidades da situação. “Desde criança, Michael Jackson era famoso; e houve momentos em sua vida, testemunhou seu executor, em que ele era a pessoa mais famosa do mundo”, escreve Holmes. "Certamente, houve anos em que ele foi o astro da música popular mais conhecido e, mesmo depois de sua morte, houve anos em que ele foi o artista mais bem pago do mundo.“
O IRS avaliou a imagem e semelhança de Jackson em cerca de US $ 434 milhões, enquanto a propriedade disse que valia apenas cerca de US $ 2.000 na época em que ele morreu. A razão; Jackson lutou para reabilitar sua imagem em meio a alegações de abuso sexual infantil. Na verdade, um dos especialistas da propriedade estimou que nos últimos seis meses de sua vida Jackson ganhou apenas US $ 24 em receitas relacionadas à imagem e semelhança.
Veja também: