Moda consciente: Entenda como essa tendência cresce no mundo
Como a transformação na forma de consumir expressa impactos positivos no meio ambiente
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A cada dia, a moda consciente ganha espaço na indústria e no mundo. Com a proposta de promover a reflexão sobre o que se usa, o número de pessoas habituadas a consumirem peças de luxo estão sendo pautados por essas discussões, que certamente transformam a maneira de vestir e se expressar no mundo.
Os adeptos da moda consciente são indivíduos que procuram roupas e acessórios que funcionam de forma atemporal e funcional. Ao mesmo tempo, essa vertente visa a amenização de um descarte rápido, que vai em contrapartida ao ideais do “fast fashion”.
Essa forma oposta de consumir roupas trata-se basicamente de um formato em que os produtos são fabricados, comprados, usados e por fim descartados desenfreadamente.
Mesmo que esse modelo rápido de aquisição seja problemático em diversos pontos, ele ainda sim é importante quando se leva em conta a lógica mercadológica. No entanto, é importante entender o funcionamento da indústria em um olhar mais amplo, especialmente no quesito responsabilidades do que se produz.
É inegável que toda reação possui sua respectiva reação, que por sua vez, não é diferente no campo da moda. A incidência no número de marcas da indústria têxtil cresce no mundo, e com ela cresce os reflexos que o ambiente, os animais e a sociedade como um todo sofrem.
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É legal pontuarmos que existe uma grande diferença na dinâmica da moda sustentável e da consciente. A moda sustentável depende primordialmente dos criadores por trás da marca, já a moda consciente depende inteiramente do público, uma vez que aqui se trata muito mais de comportamento do que oferta. Por meio de seus costumes responsáveis e que levam em consideração todo desempenho do consumo, a iniciativa fica inteiramente em suas mãos.
Pensando nessa temática, alguns estudos começaram a ser produzidos para que fosse possível compreender e criar estratégias que contribuam com a conscientização. A Farfetch Limited divulgou números importantes sobre o segundo Relatório Anual de Tendências de Luxo Consciente pontuando que 79% dos clientes afirmam ter adotado um ou mais comportamentos que veem como mais sustentáveis.
A marca pensou em trazer ao público dados sobre o consumo como dar destaque a etiquetas que visam um impacto cada vez mais regressivo no planeta. Em outra perspectiva, pela pesquisa foi essencial denotar quão grande está sendo o consumo de peças previamente usadas.
Para quem não conhece muito sobre a marca, Farfetch é uma plataforma mundial no mercado online de moda de luxo. O site foi fundado em 2008 com sede fiscal em Londres. Hoje, a empresa já tem filiais no Porto, Braga, Guimarães, Lisboa, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Xangai e São Paulo.
A Farfetch trabalha em parceria com boutiques independentes em um modelo baseado em comissão, vantajoso para ambas as partes, uma vez que as vendas online representam, em média, 30% do total vendido pelas boutiques.
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Com o apuramento das informações colhidas durante a pesquisa, foi constatado que o número de clientes que compraram produtos conscientes na Farfetch cresceu 60% em um ano. O período usado para chegar a esse número foi de 2020 e 2021.
Durante a pandemia, muitas pessoas, principalmente aquelas que tiveram a oportunidade de ficar em casa, conseguiram refletir um pouco sobre como consumiam e o que compravam. Dada a situação em que nossas vidas como ações passaram por transformações gigantescas, com o universo da moda não foi diferente, pois as pessoas passaram a comprar e buscar mais produtos que constroem a moda consciente.
Ao conversar com os clientes, cerca de 79% deles expressaram que se interessam por consumir de forma mais consciente por ser bem mais sustentável do que se familiarizar com a fast fashion. Isso dá muito pela qualidade esperada das peças que certamente implicaram numa vida útil maior do que o comum.
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