Música & Cinema: as melhores trilhas sonoras do compositor dos Bee Gees
Grease e Os Embalos de Sábado à Noite! Conheça os maiores sucessos de Barry Gibb nas telonas
Publicada em
Barry Gibb é conhecido mundialmente por ter emplacado uma série de hits ao longo das últimas décadas. Dos anos 60 para cá, as suas baladas românticas e discos dançantes garantiram que os Bee Gees fossem eternizados como um dos grupos musicais mais importantes da história do entretenimento.
Ainda, o cantor, compositor e produtor musical possui duas contribuições para a indústria cinematográfica, dignas de destaque, por terem impulsionado a sua carreira ao estrelato internacional. Sabe quais são?
Bom, com “Grease (1978)” e “Os Embalos de Sábado à Noite (1977)”, o britânico consolidou faixas atemporais, que transcenderam gerações e bateram diversos recordes de venda ao redor do mundo! Nesse sentido, o quadro Trilhas Sonoras de hoje mostrará um pouquinho sobre as colaborações do artista com o lendário John Travolta nas telonas. Confira:
Grease (1978)
A comédia romântica dos anos 70, dirigida por Randal Kleiser e interpretada por John Travolta (Danny Zuko) e Olivia Newton-John (Sandy Olsson) foi um grande sucesso comercial. Na época, inclusive, o longa tornou-se a maior bilheteria por um musical de todos os tempos e concorreu a uma série de prêmios, como ao Globo de Ouro de Melhor Filme e ao Oscar de Melhor Canção Original.
Além disso, com o passar dos anos, “Grease” foi condecorado ao National Film Registry dos Estados Unidos, como uma obra a ser preservada, por sua relevância histórica e cultural para a história do cinema
A sua trilha sonora, por sua vez, foi compilada em um disco, que veio a se tornar o segundo álbum mais vendido dos Estados Unidos, em 1978! Hoje, o filme carrega consigo um gostinho nostálgico no coração de toda uma geração e é lembrado mundialmente como um dos maiores clássicos dos anos 70.
E Barry Gibb foi diretamente responsável pelo sucesso do projeto! O filme, enquanto um musical, dependia intrinsecamente de uma boa trilha sonora para prosperar. E Gibb, obviamente, correspondeu! O vocalista britânico compôs a faixa-título do filme, bem como construiu, a partir da música, toda uma atmosfera ao redor das características dos anos 50, pretendida pelo roteiro do filme.
Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
“Grease” foi o segundo álbum mais vendido de 1978, como dito anteriormente. Segundo, pois a trilha sonora de “Os Embalos de Sábado à Noite” decolou para o topo das paradas daquele ano. E bom… não podíamos esperar um resultado diferente do projeto que apresentou ao mundo um dos maiores sucessos dos Bee Gees, não é mesmo?
O longa de 1977, dirigido por John Badham e novamente protagonizado por John Travolta, conta a história de um jovem ítalo-americano dedicado a curtir os clubes de dança nova-iorquinos. Com isso, as baladas da Era do Disco, responsáveis por popularizar os Bee Gees no cenário internacional, encontraram um roteiro perfeito para brilhar!
Ao todo, “Os Embalos de Sábado à Noite” conta com 7 canções compostas inicialmente para o filme, como por exemplo, “Night Fever”, “You Should Be Dancing” e, principalmente “Stayin Alive” e “How Deep Is Your Love”.
Ainda, as canções foram compiladas em um álbum, condecorado como um dos projetos mais bem-sucedidos da história do cinema. As faixas, por sua vez, foram eternizadas como um marco substancial para a carreira icônica dos irmãos Gibb e aposentadas como um sinônimo para o sucesso incontestável atingido pelos Bee Gees.
Veja também:
"CATCH A FIRE" DE BOB MARLEY & THE WAILERS GANHA NOVA EDIÇÃO DE 50 ANOS
SALA DE BATE PAPO