Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas

Entre os 10 frascos, estão incluídos álbuns de Prince, Stevie Wonder e Os Mutantes

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição
Ver comentários

Publicada em  

A música evoca memórias, tem a capacidade de driblar o esquecimento e provoca estímulos que fogem muito à mera recepção da sonoridade. Ela nos transporta para lugares que podem envolver cheiros, cores e sabores. O nome dado a esse fenômeno é sinestesia, que cruza sensações diferentes a partir de um mesmo estímulo.

Inclusive, alguns artistas talentosos possuem a condição sinestésica de involuntariamente experienciarem várias sensações no processo de composição, enxergando imagens mentais e até mesmo sentindo o gosto da canção. Billie Eilish diz que isso inspira seu processo criativo – para ela, a música “Bad Guy” é amarela, vermelha, representada pelo número 7, morna como um forno e cheira a cookies.

A partir dessa noção, a rádio estadunidense Dublab, em parceria com a organização não lucrativa The Institute of Art And Olfaction e o coletivo de criadores e designers Big House, teve a ideia de transformar a essência de uma música em uma essência aromática. Dessa forma, lançaram o Nose Music, uma caixa que contém dez frascos de perfume inspirados em álbuns clássicos e inovadores.

Imagem de conteúdo da notícia "Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas" #1
Toque para aumentar

Os discos selecionados são diversos; vão desde Nina Simone a Os Mutantes (banda brasileira então formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias). São eles:

  • Wild is the Wind (Nina Simone)
  • The Velvet Underground & Nico (The Velvet Underground & Nico)
  • Os Mutantes (Os Mutantes)
  • World Galaxy (Alice Coltrane)
  • Another Green World (Brian Eno)
  • King Tubbys Meets Rockers Uptown (Augustus Pablo & King Tubby)
  • Upside Down (Fela Kuti)
  • Songs In The Key Of Life (Stevie Wonder)
  • Computer World (Kraftwerk)
  • Purple Rain (Prince)

A iniciativa é uma arrecadação de fundos para o Dublab e para as explorações futuras da IAO (The Institute of Art And Olfaction) nos campos do áudio e do olfato. O preço de cada caixa é de 200 dólares nos EUA (aproximadamente mil reais, na cotação atual), e vem com dez cards de artistas plásticos como Sara Gossett, a havaiana Kris Chau e o japonês Tokio Aoyama.



Veja também:

A MÚSICA DE MADONNA QUE INCENDIOU O MUNDO

ÔNIBUS LENDÁRIO DO WINGS DE PAUL MCCARTNEY VAI A LEILÃO



Imagem de conteúdo da notícia "Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas" #2
Toque para aumentar






Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. nose music transforma albuns …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.