Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas
Entre os 10 frascos, estão incluídos álbuns de Prince, Stevie Wonder e Os Mutantes
Publicada em
A música evoca memórias, tem a capacidade de driblar o esquecimento e provoca estímulos que fogem muito à mera recepção da sonoridade. Ela nos transporta para lugares que podem envolver cheiros, cores e sabores. O nome dado a esse fenômeno é sinestesia, que cruza sensações diferentes a partir de um mesmo estímulo.
Inclusive, alguns artistas talentosos possuem a condição sinestésica de involuntariamente experienciarem várias sensações no processo de composição, enxergando imagens mentais e até mesmo sentindo o gosto da canção. Billie Eilish diz que isso inspira seu processo criativo – para ela, a música “Bad Guy” é amarela, vermelha, representada pelo número 7, morna como um forno e cheira a cookies.
A partir dessa noção, a rádio estadunidense Dublab, em parceria com a organização não lucrativa The Institute of Art And Olfaction e o coletivo de criadores e designers Big House, teve a ideia de transformar a essência de uma música em uma essência aromática. Dessa forma, lançaram o Nose Music, uma caixa que contém dez frascos de perfume inspirados em álbuns clássicos e inovadores.
Os discos selecionados são diversos; vão desde Nina Simone a Os Mutantes (banda brasileira então formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias). São eles:
- Wild is the Wind (Nina Simone)
- The Velvet Underground & Nico (The Velvet Underground & Nico)
- Os Mutantes (Os Mutantes)
- World Galaxy (Alice Coltrane)
- Another Green World (Brian Eno)
- King Tubbys Meets Rockers Uptown (Augustus Pablo & King Tubby)
- Upside Down (Fela Kuti)
- Songs In The Key Of Life (Stevie Wonder)
- Computer World (Kraftwerk)
- Purple Rain (Prince)
A iniciativa é uma arrecadação de fundos para o Dublab e para as explorações futuras da IAO (The Institute of Art And Olfaction) nos campos do áudio e do olfato. O preço de cada caixa é de 200 dólares nos EUA (aproximadamente mil reais, na cotação atual), e vem com dez cards de artistas plásticos como Sara Gossett, a havaiana Kris Chau e o japonês Tokio Aoyama.
Veja também:
A MÚSICA DE MADONNA QUE INCENDIOU O MUNDO
ÔNIBUS LENDÁRIO DO WINGS DE PAUL MCCARTNEY VAI A LEILÃO
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO