O formato “álbum” tem risco de acabar? Entenda
Britânicos abaixo de 25 anos, estão propensos a organizar suas músicas em uma playlist própria do que ouvir um álbum inteiro
Publicada em
Que estamos vivendo em uma era das plataformas digitais, isso é fato! Sem contar a extrema facilidade e praticidade que temos para escutar nossos hits favoritos apenas através de aplicativos de música. Entretanto, tem se tornado cada vez mais raro o costume do usuário de escutar um álbum de um artista, quando lançado, por inteiro.
De acordo com dados coletados em uma pesquisa realizada no Reino Unido, com cerca de 2 mil pessoas entrevistadas, apenas 42% delas afirmaram preferir colocar suas músicas favoritas em listas de reprodução. Ou seja, a maioria desse público, entre 25 anos ou menos, tem maiores chances de criar e organizar suas playlists pessoais, adicionando a gosto as músicas favoritas do álbum, ao invés escutar todo ele.
Outro aspecto interessante e curioso desse projeto foi o fato de quando considerada essa mesma faixa etária, apenas 15% dos jovens contam que nunca chegaram a escutar um álbum na ordem proposta pelo artista em toda sua vida.
Quando questionados sobre qual o motivo desse costume de ouvir as músicas de tal forma, em uma entrevista realizada pela revista online norte-americana Digital Music News, a maioria respondeu que sua rotina é muito corrida e, dessa forma, pode-se dizer que não lhes restam muito tempo para consumir o álbum inteiro.
Essa informação comprova outra questão da pesquisa realizada no Reino Unido, que constatou e calculou a média diária do público, sendo de apenas 17 minutos. O número foi considerado como baixo, já que a média mundial é de 26 minutos.
Mas sempre há uma esperança! O restante dessas 2 mil pessoas - um total de aproximadamente 82% - afirmaram ouvir o álbum desde o início até o final. Contudo, a grande maioria obteve situações convenientes e favoráveis que tornaram o fato possível:
- Quando o usuário faz uma caminhada - 14%;
- Durante uma longa viagem de carro - 32%;
- Escutá-lo em casa - 53%.
Mais um ponto discutida ao pensar sobre álbuns disponíveis na internet é em relação a recomendação por parte dos artistas, de escutar as músicas nas "ordens certas".
Um acontecimento recente na indústria musical exemplifica essa situação, foi quando a artista britânica Adele, após o lançamento de seu álbum "30", demonstrou-se incomodada em suas redes sociais. O motivo foi referente a uma plataforma de streaming digital de música costumava a disponibilizar os discos dos artistas, porém com a possibilidade de escutar os singles de forma aleatória. Confira:
LEIA TAMBÉM: ADELE: “30” ATINGE NOVO MARCO EM VENDAS NOS ESTADOS UNIDOS
“Esse era o único pedido que eu tinha em uma indústria que sempre passa por mudanças. Nós não criamos álbuns com tanto carinho e pensamos com cuidado na lista de músicas aleatoriamente”, afirmou a cantora. “Nossa arte conta uma história e nossas histórias deveriam ser escutadas da maneira como nós a pensamos”.
Resumindo, por mais que não seja algo tão nítido, quando os músicos produzem seus álbuns, eles pensam minuciosamente em toda a cronologia de uma história a ser contada, muitas vezes por trás da ordem de seleção das canções disponíveis em seus projetos.
Definitivamente não é atoa que os singles são colocados um após o outro, eles têm uma razão para estar onde estão. E é justamente isso que tem de mais belo e valoriza o álbum por inteiro de um artista.
Confira, por exemplo, a ordem correta do disco "30" da cantora:
1. Strangers By Nature
2. Easy On Me
3. My Little Love
4. Cry Your Heart Out
5. Oh My God
6. Can I Get It
7. I Drink Wine
8. All Night Parking (com Erroll Garner) Interlude
9. Woman Like Me
10. Hold On
11. To Be Loved
12. Love Is A Game
LEIA TAMBÉM: “30”: ÁLBUM DE ADELE ENTRA PARA O GUINNESS BOOK
Relembre a obra de Adele:
Graças ao posicionamento da musicista, a plataforma desabilitou essa opção, permitindo que o usuário toque músicas na ordem adequada do álbum apenas apertando o "play". Confira a resposta da diretora de comunicação da empresa, Chris Macowski, feita também através das redes sociais:
"Como a Adele mencionou, estamos felizes em compartilhar sobre o lançamento do novo recurso Premium. Ele é requisitado há tempos tanto por usuários como por artistas, que é de fazer com que as músicas toquem em ordem em todos os álbuns. […] Para aqueles que desejam dar o play em modo aleatório em um álbum, é possível selecionar o botão de shuffle na aba da música que está tocando".
Veja também:
MÚSICAS INTERNACIONAIS DOS ANOS 80: 15 HITS QUE MARCARAM A DÉCADA
SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA 1 (21/03 A 25/03)
SALA DE BATE PAPO