Os 10 shows internacionais históricos do século XX no Brasil
De Rod Stewart a Queen, confira os artistas que fizeram os palcos brasileiros vibrarem nas décadas de 80 e 90
Publicada em
Por mais culturalmente diverso que o Brasil seja, foi apenas depois da primeira edição de um festival em 1985 que nosso país começou a ser visto como palco para mais shows de artistas internacionais e entrou na rota desses eventos. Hoje, somos vistos como um dos principais destinos de turnês mundiais.
Mesmo que o cenário das performances estrangeiras no Brasil só tenha começado a esquentar a partir da década de 80, diversos eventos épicos marcaram a história musical do país. Confira os shows internacionais incríveis que os brasileiros assistiram no século XX:
Alice Cooper (1974)
Cooper recebeu 100 mil dólares pela apresentação, que incluía alguns elementos bem extremos e “rock n’ roll” - como brincar com sua cobra de estimação -, extasiando os espectadores.
Na capa do disco “Killer” (1971) é possível ver uma de suas jiboias.
Jackson Five (1974)
O show aconteceu um ano antes dos Jackson Five tornarem-se The Jacksons com a saída de Michael Jackson do grupo. Fazendo uma turnê para divulgar seu álbum “Dancing Machine”, a banda estadunidense resolveu dar uma passadinha pelo Brasil, realizando a primeira performance no Anhembi, em São Paulo.
O material do evento gravado e transmitido pela TV Tupi foi perdido durante um incêndio em 1978, mas trechos restantes foram utilizados em uma matéria do Fantástico, que você confere abaixo:
Genesis (1977)
A banda de rock viria ao Brasil na turnê do disco “Wind and Wuthering”, dois anos após a saída de Peter Gabriel. O show foi feito em parceria com o Projeto Aquarius, uma iniciativa do jornal O Globo com a Orquestra Sinfônica Brasileira que visava promover apresentações de música em espaços públicos.
Queen (1981 e 1985)
A primeira visita de uma das maiores bandas de todos os tempos ao Brasil ocorreu em 1981, durante a turnê sul-americana do grupo, que também se apresentou na Argentina e Venezuela.
No estádio do Morumbi, em São Paulo, o público de aproximadamente 200 mil pessoas foi agraciado pelos vocais incomparáveis de Mercury.
Queen também tentou performar no Maracanã, mas teve o pedido negado, conquistando seu espaço na capital carioca apenas em 1985, na primeira edição do Rock In Rio, onde seu show era o mais caro - tendo custado 600 mil dólares - e esperado pelos 250 mil fãs, que cantaram a plenos pulmões as músicas da banda.
Abaixo você confere à apresentação histórica de “Love Of My Life”:
Kiss (1983 e 1999)
Em 1983, os músicos mascarados lotaram o Morumbi de fãs, ávidos para ouvir as faixas do disco “Creatures of the Night”, do qual “I Love it Loud” era popular nas rádios.
Em 1999, o conjunto visitou o Brasil novamente, mas desta vez no Autódromo de Interlagos, onde mais de 50 mil fãs da banda entraram. Entretanto, outros milhares se decepcionaram quando os ingressos esgotaram, o que foi resolvido em um ato heróico por parte da organização do show, que abriu os portões e deixou todos entrarem para mais um incrível espetáculo da Kiss.
The Cure (1987)
De acordo com o então editor da revista Rolling Stone, Jeff Apter, foi o Brasil que mostrou a The Cure o tamanho de seu sucesso. Sim, o show excepcional com milhares de pessoas assistindo e cantando os hinos da banda já seria o suficiente, mas foi durante um jogo de futebol que o conjunto se reconheceu como um fenômeno.
Guns N’ Roses (1991)
Os tão aguardados membros do Guns N’ Roses vieram ao Brasil durante a segunda edição do Rock In Rio, onde tocaram por duas noites no Maracanã. Segundo o guitarrista da banda, Slash, os fãs brasileiros acamparam na porta do hotel, de onde eles praticamente não saíram por estarem cercados de admiradores - nem sol na piscina podiam tomar.
Abaixo você confere a apresentação épica de Guns N’ Roses no Rock In Rio de 1991:
Michael Jackson (1993)
O ano marcou a primeira vinda solo de Jackson ao Brasil. Seus shows no Morumbi, em São Paulo, reuniram cerca de 200 mil pessoas, ansiosas para ver o Rei do Pop acompanhado no palco por vinte crianças que moravam em favelas paulistanas.
O movimento era parte do Heal the World Tour, organização filantrópica mantida pelo artista. Confira abaixo uma matéria sobre a apresentação que fez história:
Rod Stewart (1994)
A apresentação de Rod Stewart no Brasil durante a virada do ano entrou para o Guinness Book como o maior show gratuito da história, contando com mais de 3,5 milhões de pessoas ouvindo o artista em Copacabana, Rio de Janeiro.
Rolling Stones (1995 e 1998)
O sucesso de Rolling Stones era tão grandioso que em 1995, com shows em São Paulo tendo sido transferidos do Morumbi para o Pacaembu - estádio menor - devido a fissuras na arquibancada, um par de apresentações acabou se tornando um trio.
Já em 1998, o grupo se apresentou no Rio de Janeiro, reunindo milhares de admiradores fiéis. Confira o vídeo contido no post da conta Rolling Stones Brasil:
Veja também:
SALA DE BATE PAPO