Os estudos científicos mais notáveis de 2024 na área de medicina
Seleção reúne artigos publicados no The New England Journal of Medicine
Publicada em
Os editores do The New England Journal of Medicine, uma prestigiada revista cientifíca sediada em Massachusetts, nos Estados Unidos, fizeram uma seleção dos artigos mais notáveis que divulgaram em 2024.
A candidata a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan aparece na lista. O imunizante, único do mundo administrado em dose única contra a doença, já teve o pedido de registro submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A publicação também inclui uma terapia que pode evitar a transmissão do vírus HIV para mulheres, um método de edição genética para angioedema hereditário, uma terapia de RNA para cardiomiopatia associada à amiloidose por transtirretina e um anticorpo monoclonal para prevenir o quadro de caquexia em pacientes com câncer.
“Neste ano, também vimos muitas novas aplicações para medicamentos existentes, incluindo o GLP-1RAs, para melhorar o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, doença renal crônica e MASH com fibrose hepática”, diz o texto.
Dois estudos ofereceram uma base para a melhora do regime de quimioterapia em pacientes com câncer de mama triplo negativo em estágio inicial e pacientes com linfoma de Hodgkin avançado. Um outro ensaio mostrou que um anticorpo monoclonal pode efetivamente melhorar a tolerância alimentos entre crianças com múltiplas alergias alimentares.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO