Butantan pede à Anvisa registro de sua vacina contra a dengue
Trata-se do primeiro imunizante contra a doença aplicado em dose única
Publicada em
O Butantan entregou a última leva de documentos necessários para a submissão do registro da sua candidata a vacina contra a dengue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (16). A Butantan-DV, se aprovada, será a primeira vacina do mundo em dose única contra a doença.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”, afirmou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
Os ensaios clínicos do imunizante foram encerrados em junho deste ano, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento. Recentemente, a candidata à vacina teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, indicando 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática.
Resultados da fase 3 do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram, ainda, uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO