Paul Carrack é o Artista da Semana!
Conheça mais sobre o “Homem da Voz de Ouro”
Publicada em
O cantor, compositor e multi-instrumentista, Paul Melvyn Carrack, nasceu na Inglaterra, em 1951 e já participou de muitas bandas famosas, entre elas estão a Ace, Roxy Music, Squeeze e Mike and the Mechanics. Além disso o cantor tem uma carreira solo bem consolidada e tudo começou com a banda de jazz Warm Dust, entre 1970 e 1972, na qual ele era tecladista.
Veja também: Mike + The Mechanics é o Artista da Semana!
Após o término da banda, Paul, o baixista e Terry “Tex”, fundaram o grupo Ace, e tiveram como single de estreia “How Long”, canção escrita por Carrack, que se tornou um sucesso em 1975, sendo o único hit deles que se desfizeram em 77. Depois desse acontecimento o músico trabalhou como tecladista da Roxy Music.
O primeiro álbum solo do cantor foi Nightbird, lançado em 1980, mas infelizmente não chegou a se tornar um sucesso comercial. No ano seguinte ele entrou para a banda Squeeze, a qual alcançou reconhecimento mundialmente após o lançamento do álbum East Side Story, que contava com Carrack como vocalista da música “Tempted”, mas ele deixou a banda em pouco tempo.
Logo depois o cantor lançou mais um álbum solo, Suburban Voodoo, durante essa época ele também trabalhou como músico de sessão para os The Smiths e The Pretenders. Em 85, o artista foi contatado por Mike Rutherford da banda Genesis, para se juntar ao seu novo projeto paralelo, Mike + The Mechanics. Carrack e Paul Young alternavam como vocalistas da banda, inicialmente, mas após o lançamento do hit “Silent Running (On Dangerous Ground)”, Carrack afirmou sua liderança.
Após o grande sucesso, o cantor restabeleceu sua carreira solo, lançando o álbum One Good Reason e o single “Don’t Shed a Tear”. Em 1989, chegou ao topo das paradas com o hit “The Living Years” e no mesmo ano, Paul gravou um dueto com Terri Nunn, “Romance”, que fez parte da trilha sonora do filme Sing.
Carrack chegou a formar a banda Spin 1ne 2wo, em 1993, com Tony Levin, Steve Ferrone, Phil Palmer e Rupert Hine, e lançaram um álbum homônimo, com covers de rock clássico. No mesmo ano ele voltou a integrar a banda Squeeze, o que permitiu o lançamento do álbum Some Fantastic Place e logo em seguida uma turnê.
O artista sempre manteve a carreira solo ativa, mesmo colaborando com mais de uma banda. Em 2003, ele realizou uma turnê com o Ringo Starr e sua banda All-Starr, tocando suas canções de sucesso. Nos anos seguintes, Paul não parou o trabalho duro, ele chegou a realizar uma turnê pela Alemanha, apoiada pelo artista canadense Brendan Croskerry, lançou o álbum A Different Hat e logo depois Good Feeling.
Recentemente o cantor foi tema de um documentário da BBC. Em 2019 o astro participou da turnê mundial Clapton’s Live in Concert, se apresentando pela primeira vez em Dresden, na Alemanha. Ficou curioso e quer saber mais sobre a vida do cantor? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista, clicando aqui!
SALA DE BATE PAPO