Paul McCartney completa 80 anos: relembre a carreira do músico
Recentemente, o cantor anunciou que realizará um show no Brasil em 2023
Publicada em
Paul McCartney chega aos 80 com muita história e perspectiva de futuro. Só ter participado dos Beatles já teria feito o suficiente, mas o artista fez mais. Ele fundou os “Wings” e mais uma vez tomou os ouvidos do mundo. Insatisfeito, bateu recordes e alcançou números altíssimos com seus álbuns solo.
Sem contar sua década como baixista dos Beatles, McCartney traz 26 álbuns de estúdio e 9 ao vivo. Nas premiações, o astro possui uma longa lista, com 18 Grammy’s, 2 vezes no Rock N Roll Hall of Fame – sendo uma na carreira solo e outra como membro do conjunto e outra como artista solo.
Cavaleiro da coroa britânica desde 1997 por seus serviços à música, Paul também foi apontado como membro da Ordem dos Companheiros de Honra em 2017. O musicista também recebeu honrarias no Kennedy Center e doutorados honorários em música de diversas universidades.
Contudo, nenhum feito superou a honraria que recebeu do International Astronomical Union’s Minor Planet Center, nada menos que um asteroide foi batizado em homenagem ao músico, o 4148 McCartney.
McCartney I, II, III
Trabalhos solo de sucesso não faltam na carreira do guitarrista, mas seus discos “McCartney” são antológicos.
O primeiro estreitou sua carreira fora do Fab-Four. O segundo veio 10 anos depois e mostrou que McCartney sabia se inovar com o hit disco “Coming Up”. O terceiro foi lançado em 2020, depois do retorno aos lançamentos com “Egypt Station”. O último álbum contou com clipes super produzidos que até rejuvenesceram o cantor.
Confira o clipe de “Find My Way”:
Stevie Wonder e Michael Jackson
Lennon/McCatney foi uma parceria de 10 anos mais lucrativa da história da música mundial. Mas Paul teve outros clássicos que nasceram de parcerias.
Lançada em “Tug of War”, de 1982, “Ebony and Ivory” é uma música que clama por igualdade racial. A parceria com Stevie Wonder a música contou com produção de George Martin.
Essa foi a primeira vez que Paul fez um dueto em sua carreira solo. A canção atingiu o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde manteve a posição por 7 semanas.
Primeira música da parceria Jackson/MacCartney a ser lançada, “The Girl is Mine” saiu no disco Thriller. Composta por Michael Jackson e produzida por Quicy Jones. Com discos de ouro nos Estados Unidos e no Mexico, a faixa ficou no top 5 da Billboard em diversos países.
“Say Say Say” foi lançada em “Pipes of Peace”, a música da parceria que coube para McCartney. A faixa passou 6 semanas no topo da Billboard Hot 100 e contou com a produção de George Martin.
Got Back Tour e Grandude
Depois de ter consolidado uma carreira impressionante McCartney continua em turnê com seus sucessos e com as novas canções.
Confira as cidades por onde a Got Bac Tour passará e já passou:
28 de abril – Spokane, WA na Spokane Arena
2 de maio – Seattle, WA na Climate Pledge Arena
3 de maio – Seattle, WA na Climate Pledge Arena
6 de maio – Oakland, CA na Oakland Arena
13 de maio – Los Angeles, CA no SoFi Stadium
17 de maio – Fort Worth, TX na Dickies Arena
21 de maio – Winston Salem, NC no Truist Field
25 de maio – Hollywood, FL no Hard Rock Live
28 de maio – Orlando, FL no Camping World Stadium
31 de maio – Knoxville, TN na Thompson-Boling Arena
junho 4 – Syracuse, NY no Carrier Dome
7 de junho – Boston, MA no Fenway Park
12 de junho – Baltimore, MD no Oriole Park
16 de junho – East Rutherford, NJ no MetLife Stadium
Mas, além de músico, Paul tem se aventurado pela literatura, principalmente em seu livro “As Letras”. O exemplar conta a história do músico, tanto pessoal quanto profissional, de forma autobiográfica. As 960 páginas foram escritas com a ajuda de outro Paul, porém esse o poeta Muldoon.
Durante 5 anos, os artistas se encontraram em sessões para falar sobre as músicas que eram selecionadas previamente. O primeiro encontro aconteceu em uma quarta-feira, no dia 5 de agosto de 2015 em Nova York e foram acontecendo na selva de pedra e em Londres até o último, também em uma quarta-feira, no dia 19 de agosto de 2020, feito virtualmente por conta da pandemia. Foram ao todo 24 sessões somando mais de 50 horas para falar da vida de Paul em 154 de suas canções
Já em sua obra “Hey Grandude!” Paul escreve e dialoga com um olhar mais lúdico e direcionado às crianças. Com duas obras, um sobre aventuras e outro sobre um submarino verde (não confundir com amarelo), as histórias foram pensadas para que os avôs possam ler para os netos.
Paul McCartney produziu muito e ainda tem muito a produzir. Para um beatle a idade não passa de um número que pode facilmente ser superado.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO