Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Blondie

“Hearts of Glass” e “Call Me” fazem parte da lista

Placeholder - loading - A cantora Debbie Harry da banda "Blondie" em fundo branco. - Foto por Ilya S. Savenok
A cantora Debbie Harry da banda "Blondie" em fundo branco. - Foto por Ilya S. Savenok

Publicada em  

A banda de rock americana, Blondie, foi a pioneira nos gêneros punk rock e new wave e ganhou grande popularidade no final dos anos 70 e começo dos 80. Formada em 1974, na cidade de Nova Iorque, pela cantora Debbie Harry, o conjunto foi considerado underground nos EUA até o lançamento de “Parallel Lines”, em 1978.

Com o lançamento de seus dois primeiros discos banda começou a ganhar certo público, mas foi apenas a partir daquele terceiro disco que eles alcançariam sucesso com seus hits. Famosos mundialmente, "Call Me", "Atomic" e "Heart of Glass" são canções assinatura da banda, que se tornou conhecida por sua mistura eclética de estilos musicais, incorporando elementos de disco, pop, reggae e rap antigo.

Blondie se separou ainda em 1982, após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, intitulado “The Hunter”, porém seu sucesso é tamanho que as canções da banda fazem parte de nossas playlists até hoje. Por isso, confira a homenagem da Antena 1 com as 10 melhores músicas desse grupo tão incomparável.

Playlist Blondie_1
Toque para aumentar

LEIA MAIS: #TBT: EM 1979, BLONDIE CHEGOU AO TOPO DA PARADA BRITÂNICA 'HEART OF GLASS'

Dreaming

Lançada em 1979, a faixa é abertura do quarto álbum, “Eat to the Beat”, e foi escrita pelo guitarrista Chris Stein e pela cantora Debbie Harry. Inspirada na emblemática "Dancing Queen", do grupo sueco, ABBA. Desde então a canção se tornou uma das mais famosas de Blondie, sendo aclamada pela crítica como uma das melhores música da banda.



Call Me

Um fato curioso e até irônico sobre a canção é que um dos maiores singles de Blondie não é de Blondie – Harry canta e co-escreveu Call Me, mas a música é toda obra de Giorgio Moroder e seus músicos regulares. Ninguém nunca poderia imaginar que a faixa a eletrônica, as guitarras distorcidas e a batida glam parecem sem esforço ao estilo Blondie.

Após seu lançamento, foi número um por seis semanas consecutivas na Billboard Hot 100, fazendo do single o maior sucesso da banda e seu segundo número um.



Hanging on the Telephone

Originalmente escrita pelo compositor americano, Jack Lee, a música apareceu no EP de sua banda, The Nerves, em 1976. O lançamento acabou não agradando o público na época, porém quando a faixa voltou produzida na versão da banda de new wave, Blondie. O cover fez parte do álbum “Parallel Lines”, de 1978. O single não foi tão popular nas paradas dos EUA, mas acabou alcançando o número cinco no Reino Unido e fez um bom sucesso ao redor da Europa.

O cover de Blondie de "Hanging on the Telephone" foi aclamado pela crítica desde o seu lançamento, com vários escritores elogiando a música como uma melhoria na música original.



One Way Or Another

Essa música, também parte do terceiro álbum de estúdio da banda, foi inspirada na experiência da vocalista do Blondie, Deborah Harry, com um stalker no início dos anos 1970. Composta pela vocalista ao lado do baixista, Nigel Harrison, a faixa foi extremamente aclamada pela crítica e considerada uma das melhores canções da banda.

“Eu estava de fato sendo perseguida insistentemente por um maluco, então foi um evento pessoal não muito amigável. Mas eu tentei injetar um pouquinho de leveza na música, para fazê-la mais suave. Eu penso que, de certa forma, esse é um tipo normal de mecanismo de sobrevivência. Sabe, você se sacode, diz "de um jeito ou de outro" (one way or another), e segue com a sua vida. Qualquer pessoa consegue se identificar com isso e eu penso que essa é a beleza de tudo isso.”, explicou Deborah



Rapture

Parte do quinto disco do grupo, “Autoamerican”(1980), foi escrita por Debbie Harry e o guitarrista, Chris Stein. Lançada em 12 de janeiro de 1981, a canção é um marco e considerada audaciosa, já que o grupo se aventurara nos ritmos mais do que qualquer outro daquela época.

Assim, "Rapture" foi outro sucesso comercial para a banda, vendendo um milhão de cópias nos Estados Unidos, onde foi certificado Ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA) e passou duas semanas em primeiro lugar na Billboard Hot 100.



Atomic

O terceiro single do álbum de platina da banda, “Eat to the Beat”, trouxe elementos de rock, disco e new wave, misturando tudo em uma faixa de som ocidental com um toque de modernidade. A faixa é uma fusão entre diversos estilos, fazendo com que a obra tenha um tom futurista e muito inovador para a época. Lançada em fevereiro de 1980, a música foi composta por Jimmy Destri e Debbie Harry, e até hoje é definitivamente considerada como uma das melhores de Blondie.



The Tide Is High

"The Tide Is High" é uma música cover, originalmente gravada por um grupo vocal jamaicano chamado The Paragons, em 1967. Harry e Stein ouviram a música em uma fita de compilação que pegaram em Londres, eles acharam que era bom demais para não gravar uma versão própria. Sua versão foi um grande sucesso, ficando em primeiro lugar nas paradas dos EUA e no Reino Unido.



Picture This

Lançado como single de estreia do terceiro álbum de Blondie, "Picture This" foi escrito por Chris Stein, Debbie Harry e Jimmy Destri. "Todos nós tínhamos pequenos pedaços das músicas uns dos outros, apenas jogando pedaços. Eu sempre escrevo com a banda em mente.", explicou Destri. O single alcançou o número 12 no Reino Unido e apareceu no top 20 na Irlanda e na Suécia. Desde então, foi aclamado pela crítica e apareceu em várias compilações.



Heart of Glass

Um clássico extremamente presente na atualidade, e destaque de “Parallel Lines”, após essa música ser lançada a banda começou a ganhar reconhecimento mundial de fato. A canção estabeleceu sua carreira, mas, mais importante, provou que a boa música cruzava gêneros e era ultrapassava restrições. Sem sombra de dúvidas o número e mais reconhecido hit de Blondie, “Heart of Glass” é uma das melhores músicas dançantes já feitas.



Denis

Originalmente intitulada 'Denise', esta música foi escrita por Neil Levenson sobre sua amiga de infância, Denise Lefrak. Em 1963, foi um sucesso nos EUA para o grupo de doo-wop Randy & the Rainbows. Em 1978, quando Blondie a reformulou intitulando a canção como 'Denis', se tornou uma de suas faixas inovadoras. O sucesso da canção ajudou a banda a entrar com força no mercado internacional. Nela, Blondie apresentava um verso com letras improvisadas em francês por Debbie Harry.



Veja também:

'HALLELUJAH, I LOVE HIM SO': NORAH JONES LANÇA NOVA VERSÃO DA MÚSICA

ROLLING STONES LANÇARÁ ÁLBUM AO VIVO GRAVADO EM 2013

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. playlist antena 1 as 10 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.