Presidente do Chile chama embaixador na Venezuela para consultas
Publicada em
Atualizada em
SANTIAGO (Reuters) - O presidente do Chile, Gabriel Boric, chamou o embaixador de seu país em Caracas para consultas, disse ele em uma postagem na plataforma de mensagens X na quinta-feira, citando comentários do ministro das Relações Exteriores da Venezuela sobre a organização criminosa Tren de Aragua.
Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, descreveu o grupo criminoso como uma 'ficção criada pela mídia internacional', durante um evento ao lado de seu colega colombiano.
'As declarações irresponsáveis do ministro das Relações Exteriores da Venezuela, ignorando a existência do Tren de Aragua, são preocupantes e constituem um sério insulto àqueles que têm sido vítimas dessa organização', disse Boric.
O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O Chile -- um dos países mais seguros e estáveis da América Latina -- tem registrado um aumento da criminalidade violenta, uma das principais preocupações dos eleitores e uma fragilidade para a administração de Boric.
O Tren de Aragua tem sido um forte foco de críticas devido ao seu alegado envolvimento no contrabando de seres humanos, sequestros e tráfico de drogas no país.
Em setembro de 2023, a Venezuela afirmou ter desmantelado o Tren de Aragua após uma operação governamental para recuperar o controle do seu sistema prisional.
Boric disse que buscaria informações com o embaixador chileno Jaime Gazmuri e 'o instruiria a tomar todas as medidas necessárias'.
(Reportagem de Natalia Ramos em Santiago; reportagem adicional de Vivian Sequera)
Escrito por Reuters