Primeiro-ministro britânico defende plano de serviço nacional em evento de campanha
Publicada em
LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, manteve sua promessa de introduzir o serviço nacional obrigatório se for reeleito, dizendo que está adotando “ações ousadas” no momento certo, após críticas ao plano, inclusive de dentro do seu próprio partido.
“Acredito que é coisa certa a fazer porque é assim que entregaremos um futuro seguro para todos e para nosso país”, disse Sunak a jornalistas durante evento de campanha nesta segunda-feira no clube de futebol Chesham, ao norte de Londres.
“É um plano claro, uma ação ousada”, acrescentou Sunak.
Pelo esquema de serviço nacional de Sunak, pessoas com 18 anos poderão escolher entre um fim de semana por mês fazendo trabalho voluntário durante um ano ou ocupar uma das 30.000 vagas para passar um ano nas Forças Armadas.
Os comentários foram feitos em um momento em que os principais partidos do país realizam eventos de campanha de olho na eleição nacional de 4 de julho, com os Conservadores, atualmente no governo, cerca de 20 pontos percentuais atrás dos Trabalhistas, de oposição, nas pesquisas de opinião.
A decisão de Sunak de convocar eleições para o verão do hemisfério norte pegou parlamentares do seu próprio partido de surpresa. Alguns disseram ter ficado perplexos e frustrados com o cronograma da votação.
Steve Baker, ministro britânico para a Irlanda do Norte que apoiou Liz Truss em uma disputa pela liderança em 2022 para substituir Boris Johnson, emitiu um comunicado em seu site criticando a política e a falta de transparência no processo de formulação de políticas.
'Os candidatos não são envolvidos e até mesmo os secretários de Estado relevantes são pegos de surpresa quando a política é anunciada. Esse talvez seja o pior aspecto do processo democrático e não tenho motivos para pensar que não seja comum no Partido Trabalhista', disse ele.
'Quando as pessoas não estão causando danos, o governo deve deixá-las trabalhar com suas próprias virtudes e vícios em associação voluntária com outras pessoas', disse Baker.
(Reportagem de Muvija M)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO