Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quais artistas aumentaram o número de ouvintes ao saírem em turnê desde 2023?

A Billboard analisou o impacto da turnê na quantidade de ouvintes dos artistas de maior bilheteria do ano passado. Confira:

Placeholder - loading - Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Publicada em  

2023 foi um ano histórico para as turnês! De acordo com o jornal Valor Econômico, o primeiro semestre de 2023 registrou 31 mil shows e eventos, 29% a mais do que o mesmo período de 2022 acarretando um aumento de 368% na distribuição de direitos autorais.

Sendo assim, na última quarta-feira (20), a revista Billboard divulgou uma análise sobre o efeito das turnês do último ano e o total de vendas e número de ouvintes, mostrando como esse desempenho do mercado é benéfico também para o consumo de música local.

Apesar dos grandes nomes e festivais que vieram para o Brasil no ano passado, como, Lollapalooza, Paul McCartney, e Coldplay, a revista focou sua análise nos EUA e examinou os efeitos de aproximadamente mil shows, incluindo os 50 mais lucrativos de 2023. Com isso, considerando apenas a semana do show, eles descobriram que o número de reproduções aumentou 42% em média comparado a oito semanas antes do evento.

E não podemos falar das maiores turnês de 2023 sem falar sobre Taylor Swift e Beyoncé, não é mesmo? As artistas não só quebraram recordes com o valor total de vendas na The Eras Tour e na Renaissance Tour, afetando até as economias locais por onde iam, mas também aumentaram o consumo de suas próprias músicas.

Inclusive, logo após anunciar a sua turnê, Taylor aumentou em 59% a sua reprodução, de acordo com a Luminate Data. Já Beyoncé aumentou sua reprodução em 106% quando lançou o filme, em comparação com quando começou a turnê.

Taylor Swift fala sobre sua amizade com Beyoncé: “Ela é uma joia“ | CNN  Brasil
Toque para aumentar

Inicialmente, esses aumentos significativos no consumo de música poderiam ser vistos como passageiros, considerando uma análise local das cidades visitadas pelas turnês. Mas enquanto os shows aconteciam, regiões isoladas apareciam com altas taxas de ouvintes, enquanto narrativas particulares e trends nas redes sociais surgiam agregando para o consumo, particularmente nos EUA.

Essa tendência promete continuar presente em 2024 e já é visível em uma turnê muito esperada pelo Brasil, a Guts World Tour - embora não tenha sido oficialmente anunciada. Olivia Rodrigo, a quebradora de recordes com apenas 21 anos e dois álbuns em sua discografia, está fazendo sua segunda turnê e se mostrou uma mestre do marketing durante as suas apresentações.


Concert Reviews

E tudo começou com os fãs, que compareceram aos shows e compartilharam clipes que geraram muito conteúdo sobre sua escolha de setlist, figurino e covers. E na última quarta-feira (20), Olivia anunciou sua versão deluxe do álbum Guts com canções inéditas durante um show, o que fez uma das faixas Obsessed alcançar 1,4 milhão de visualizações no Youtube em menos de 14 horas.

De acordo com a Billboard, no final de semana dos dias 24 e 25 de fevereiro, a cantora teve 19.62 milhões de reproduções nos EUA - aumentando em 24% em comparação ao final de semana anterior do lançamento da turnê (15.78 milhões). Os Singles do seu último álbum tiveram aumentos com ainda maior destaque: Get Him Back!e Bad Idea, Right?tiveram, respectivamente, aumentos de 29% (alcançando 1.21 milhão) e de 27% (alcançando 1.23 milhão).


Veja também:

‘NINA CRIED POWER’: COMO NINA SIMONE INFLUENCIOU HOZIER

DUA LIPA ANUNCIA LANÇAMENTO DO NOVO ÁLBUM PARA 3 DE MAIO

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. quais artistas aumentaram o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.