Queen: Disco homônimo faz aniversário hoje!
Álbum completa 47 anos
Publicada em
Hoje é o dia do rock! E junto disso, hoje é aniversário de uma das maiores obras do gênero, feito pela banda que contém o vocalista mais famoso de todos os tempos: O Queen! O primeiro disco homônimo do grupo foi responsável pela toada mais experimental dos músicos no hard rock, rock progressivo e no heavy metal, o que viria a se transformar na sonoridade de clássicos como “Bohemian Rhapsody”.
Veja também: Dia Mundial do Rock: Live AID completa 35 anos
O álbum foi influenciado pelos toques mais agressivos dentro do rock, principalmente pela forma caótica que tudo aconteceu, já que cada um dos músicos estava desanimado com o andamento do grupo. Foram madrugadas intensas para alcançar um resultado minimamente esperado, e inclusive, houve um ocorrido em que eles se aproveitaram de um tempo a mais, já que o cantor David Bowie, que estava gravando um trabalho por ali, saiu mais cedo.
As composições vão de odes ao rock progressivo, quanto para uma toada mais fixa no hard rock. O mais curioso é a precariedade de algumas gravações, que contém alguns erros de captação sonora dos instrumentos, fazendo com que alguns fiquem estourados e com interferência. Mesmo assim, é fantástico ouvi-lo como uma forma de estudar a evolução do Queen durante os anos.
Há algumas curiosidades sobre o disco muito interessantes, como a frase “sem sintetizadores!”, escrita pelo guitarrista Brian May no encarte do álbum, referenciando a ideia de que muitos ouvintes iriam confundir os diversos canais de guitarra e vocais com equipamentos eletrônicos. A produção homônima foi bastante prestigiada pela crítica especializada e que, com certeza, foi a porta de entrada da banda para a fama.
SALA DE BATE PAPO