Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba o que as crianças podem ou não beber de acordo com especialistas

O painel de cientistas divulgou novas diretrizes sobre o assunto.

Placeholder - loading - Bebê tomando suco na mamadeira (Foto: Pixabay)
Bebê tomando suco na mamadeira (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Um painel de cientistas divulgou novas diretrizes nutricionais para crianças na quarta-feira, descrevendo em detalhes o que elas deveriam beber nos primeiros anos de vida. As recomendações, entre as mais abrangentes e restritivas até o momento, podem assustar alguns pais. As informações são do jornal The New York Time.

Os bebês devem receber apenas leite materno ou fórmula, disseram os especialistas. Água pode ser adicionada à dieta aos 6 meses; os bebês que recebem fórmula podem ser trocados para o leite de vaca aos 12 meses. Nos primeiros cinco anos, as crianças devem beber principalmente leite e água, ainda de acordo com as diretrizes.

Crianças de 5 anos ou menos não devem tomar nenhuma bebida com açúcar ou outros adoçantes, incluindo bebidas com baixas calorias ou adoçadas artificialmente, leite com chocolate ou outro sabor, bebidas com cafeína e fórmulas para bebês.

Bebidas à base de plantas, como amêndoa, arroz ou leite de aveia, também devem ser evitadas. O painel também disse que as crianças pequenas devem beber menos de um copo de suco natural por dia.

As novas diretrizes foram produzidas pelo Healthy Eating Research, um grupo de defesa da nutrição, e financiado pela Fundação Robert Wood Johnson. É provável que as recomendações sejam influentes, pois foram desenvolvidas pela Academia Americana de Pediatria, Academia de Nutrição e Dietética, Associação Americana do Coração e Academia Americana de Odontopediatria.

As precauções contra bebidas açucaradas chegam em meio a preocupações persistentes com a obesidade infantil, que podem preparar o terreno para doenças crônicas ao longo da vida. Hoje, cerca de 19% das crianças nos Estados Unidos são obesas.

"Quase metade das crianças de 2 a 5 anos de idade nos EUA bebe bebidas açucaradas todos os dias, o que sabemos que aumenta o risco de obesidade, diabetes e outros problemas de saúde", disse Megan Lott, vice-diretora da Healthy Eating Research.

As crianças não precisam de suco, sendo as frutas inteiras a melhor opção, disse o painel. O consumo excessivo de suco pode levar à cárie dentária e ao ganho de peso e está associado à má nutrição geral.

"Quando falamos sobre calorias vazias que são consumidas por bebidas e o número de calorias que as pessoas recebem de bebidas açucaradas, não estamos falando apenas de refrigerante", disse o Dr. Richard Besser, presidente e diretor executivo da Fundação Robert Wood Johnson.

Bebidas de leite à base de plantas, como leite de amêndoa, aveia e arroz, geralmente contêm adoçantes ou aromas artificiais e são menos nutritivas que o leite de vaca, que tem proteína e cálcio, por exemplo.

Com exceção do leite de soja, os leites à base de plantas são pobres em proteínas. Embora muitas vezes sejam fortificados, os cientistas não sabem se as pessoas são capazes de absorver esses nutrientes tão eficientemente quanto os naturalmente presentes em outros alimentos.

Já as fórmulas comercializadas para bebês são geralmente desnecessárias, uma vez que a maioria deles comem alimentos sólidos; os produtos tendem a ser caros e geralmente contêm açúcares adicionados, disse Lott.

Não existem dados rigorosos em estudos com crianças sobre a segurança de bebidas adoçadas artificialmente e outras bebidas adoçadas com baixas calorias, disse ela, e os produtos podem condicionar uma criança a preferir bebidas doces em geral.

Um porta-voz da Associação Americana de Bebidas, William M. Dermody Jr., disse que as empresas de bebidas concordam que "é importante que as famílias moderem o consumo de açúcar para garantir um estilo de vida equilibrado e saudável, e isso especialmente para as crianças pequenas". Um porta-voz da Juice Products Association, no entanto, disse que, para crianças com acesso limitado a produtos frescos, o suco pode ajudar a melhorar a ingestão de frutas.

Mas muitos produtos que parecem conter suco natural podem na verdade conter apenas uma pequena quantidade de suco real, alertaram os especialistas, dizendo que os pais devem ler os rótulos com cuidado.

As crianças desenvolvem preferências por alimentos e bebidas desde tenra idade, e as recomendações são feitas com o objetivo de moldar um paladar saudável.

Obesidade

Cerca de um terço das crianças e adolescentes nos Estados Unidos estão com sobrepeso ou obesidade, condições que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas, como pressão alta, colesterol alto, apneia do sono, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer.

"A esperança é que, com essa abordagem, você ajude seu filho a desenvolver um gosto pelo que é bom para eles", disse Besser. Embora o copo ocasional de suco de 100% não seja prejudicial, "o que você deseja que seus filhos à medida que envelhecem bebam principalmente é água".

As novas recomendações são divididas por faixa etária:

Até os seis meses: os bebês devem beber apenas leite materno ou fórmula infantil.

6 a 12 meses: os bebês ainda devem consumir leite materno ou fórmula infantil. Uma vez que eles começaram a comer alimentos sólidos, eles podem beber água. Os pais devem evitar suco, leite, leite com sabor, fórmulas de transição, bebidas adoçadas com baixas calorias, leites à base de plantas e sem leite, bebidas com cafeína e bebidas com açúcar.

12 a 24 meses: As crianças podem começar a beber leite integral pasteurizado. Eles não devem ter mais do que 110 gramas de suco de frutas 100% por dia (podendo o suco ser diluído. Os pais devem evitar outras bebidas.

2 a 3 anos: as crianças devem beber de um a quatro copos de água diariamente e fazer a transição para leite sem gordura ou com pouca gordura (1% de gordura). Eles não devem beber mais do que 110 gramas de suco de 100% e não devem receber outras bebidas.

De 4 a 5 anos: essas crianças devem beber de 1,5 a 5 copos de água por dia, com leite desnatado ou com pouca gordura, e não mais do que 10 a 15 gramas de suco de frutas 100%. Eles não devem receber outras bebidas.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. saiba o que as criancas podem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.