Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sete coisas estranhas que podem acontecer durante o seu sono

Alguns destes eventos podem contribuir para o que especialistas chamam de epidemia global do sono.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Sete coisas estranhas que podem acontecer durante o seu sono"
Ver comentários

Publicada em  

Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, problemas para dormir são uma “epidemia global” que afeta 45 por cento das pessoas. E alguns eventos que ocorrem enquanto dormimos podem contribuir para esse fenômeno.

Paralisia do sono

Uma em cada 20 pessoas pode ter alucinações enquanto está dormindo ou ao acordar, ficando incapaz de se mover. Ela ocorre durante a fase REM do sono, estágio associado a sonhos vividos.

Nele, os músculos do corpo ficam paralisados, provavelmente para nos impedir de nos movimentarmos como nos sonhos. Mas, na paralisia do sono, algo acontece de errado e o cérebro acorda, mas o corpo não.

Sonhos recorrentes

Como os sonhos são uma forma do nosso subconsciente reavaliar e processar experiências, um sonho recorrente pode indicar um assunto mal resolvido na vida. Se ele cessa, o conflito pode ter sido solucionado.

Síndrome da cabeça explosiva

Ela costuma acontecer quando se está adormecendo ou despertando. Conforme cai no sono, a pessoa parece ouvir um barulho extremamente alto, como o som uma explosão ou de fogos de artificio, gritos ou portas batendo. Às vezes, isso vem acompanhado por um flash. Trata-se de uma alucinação que acorda a pessoa de repente.

Espasmos hipnagógicos

Enuando adormecemos, uma súbita sensação de estarmos caindo nos desperta. A causa dessa contração involuntária dos músculos ainda não tem consenso, mas uma das teorias aponta para nossos ancestrais primatas.

Seria um instinto primitivo que nos indica que relaxar o músculos nos fará cair de uma árvore?

Falar dormindo

Quem fala durante o sono normalmente não sabe que está fazendo isso. O que é dito pode ser desde algo coerente e complicado a completas baboseiras.

Vale lembrar que normalmente o que é dito durante o sono não é considerado como produto de uma mente consciente e racional e não costuma ser levado em consideração para fins legais.

Sonambulismo

Uma pessoa costuma caminhas ou realizar tarefas enquanto dorme em um período de sono profundo. A causa desse fenômeno é desconhecida, mas parece ser alto transmitido entre as gerações de uma família.

O fenômeno é mais comum nos jovens: 20 por cento das crianças têm sonambulismo ao menos uma vez.

Síndrome das pernas inquietas

Enquanto dorme, a pessoa faz movimentos repetidos, com frequência usando os membros inferiores, em intervalos regulares, de normalmente 20 a 40 segundos. Esses pequenos espasmos podem ocorrer ao longo de alguns minutos ou até mesmo por várias horas.

A causa ainda é desconhecida, mas cientistas acreditam ser algum mecanismo do sistema nervoso.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. sete coisas estranhas que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.