Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Surto recorde de dengue nas Américas matou 7.700 pessoas neste ano, segundo a Opas

Placeholder - loading - Mosquitos pousam em águas paradas na Cidade da Guatemala 23/07/2024 REUTERS/Josue Decavele
Mosquitos pousam em águas paradas na Cidade da Guatemala 23/07/2024 REUTERS/Josue Decavele

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Os casos registrados de dengue nas Américas quase triplicaram, atingindo um recorde de mais de 12,6 milhões de pessoas neste ano, incluindo 21.000 casos graves e mais de 7.700 mortes, disse a Organização Pan-Americana da Saúde nesta terça-feira.

O surto de dengue deste ano, a doença mais comum transmitida por mosquitos em todo o mundo, é o maior desde que os registros começaram a ser feitos em 1980, de acordo com a Opas, que cobrou esforços de mitigação mais fortes.

A doença viral mortal atingiu especialmente o Brasil, a Argentina, a Colômbia e o México, com as quatro nações latino-americanas respondendo por 90% dos casos e 88% das mortes, de acordo com um comunicado da Opas.

As crianças correm um risco elevado de contrair dengue e sofrer suas consequências mais graves.

Na Guatemala, as crianças representaram 70% das mortes relacionadas à dengue, enquanto os menores de 15 anos foram mais de um terço dos casos graves em México, Costa Rica e Paraguai, segundo dados da Opas.

A organização, braço das Américas da Organização Mundial da Saúde da ONU, observa que os eventos climáticos em toda a região favoreceram a proliferação de mosquitos, além de citar o acúmulo de água e a má gestão de resíduos como fatores que impulsionam a reprodução dos insetos que carregam e espalham a dengue.

Cerca de 4 bilhões de pessoas, ou cerca de metade da população mundial, vivem em áreas com risco de contrair dengue, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

(Reportagem de David Alire Garcia)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. surto recorde de dengue nas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.