Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Em 1988, Tina Turner provou sua força ao se apresentar no Rio de Janeiro

Show foi recorde mundial de maior público de todos os tempos para uma única artista

Placeholder - loading - Em 1988, Tina Turner provou sua força ao se apresentar no Rio de Janeiro.Divulgação
Em 1988, Tina Turner provou sua força ao se apresentar no Rio de Janeiro.Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Em janeiro de 1988, o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, testemunhou um evento sem precedentes. Tina Turner, a estrela do rock 'n' roll, atraiu um público inacreditável de 182 mil pessoas, estabelecendo um recorde mundial para o maior público em um show solo de uma artista feminina.

A jornada de Tina Turner para esse marco histórico foi longa. Demorou quase um ano para se materializar, com os produtores musicais Manoel Poladian e Elizabeth Reichman desempenhando papéis cruciais. A influência de David Bowie foi fundamental para convencer a estrela a se apresentar no Brasil.

Turner passou cerca de 20 dias no Brasil, começando no final de 1987. Ela experimentou a cultura local, sambando com a Beija-Flor e celebrando o Réveillon em Copacabana. Conhecida por sua simplicidade, Turner não fez exigências extravagantes, lembrada por Reichman como "bastante razoável".

O ápice de sua visita foi a performance épica no Maracanã. A produção do show foi uma façanha logística, envolvendo 7 empresas especializadas em som e um avião fretado apenas para equipam entos de luz. A equipe necessária para o evento dobrou para 10 mil funcionários.

Turner apresentou 19 canções naquela noite memorável, marcada pela entrada triunfante da artista em um carro alegórico da Beija-Flor, anunciada por Neguinho da Beija-Flor. Vestida com um top branco e uma saia curta bege, ela encantou o público com hits como "Addicted to Love", "Typical Male", "Paradise is Here" e "Proud Mary".

Apesar dos rumores de ser sua turnê de despedida, Turner esclareceu que não era uma aposentadoria definitiva. Em entrevista à revista Jet, ela expressou o desejo de se dedicar ao cinema, mas sem abandonar a música.

A apresentação no Maracanã foi mais do que um show; foi um fenômeno cultural. Artistas como Fafá de Belém e Gal Costa estavam entre os admiradores na plateia. O público, de todas as idades, vibrava com cada música, refletindo a energia e o carisma de Tina Turner.

O show no Maracanã tornou-se um marco na história da música ao vivo, ilustrando não apenas o talento e a força de Tina Turner, mas também o amor e a energia do público brasileiro. Esse evento histórico foi um testemunho do poder da música em unir pessoas, culturas e corações.

Veja também:

EARTH, WIND & FIRE: A FORÇA DA POSITIVIDADE CRIADA POR MAURICE WHITE

LEWIS CAPALDI LANÇA EDIÇÃO ESTENDIDA DO SEU ÚLTIMO ÁLBUM

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1988 tina turner …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.