#TBT: Há 25 anos Madonna lançava o disco “Ray of Light”
O álbum instaurou a música eletrônica no cenário musical
Publicada em
Lançado em fevereiro de 1998, o sétimo álbum de estúdio de Madonna é uma obra introspectiva que explora uma fase específica na carreira da cantora. “Ray of Light” foi definido pela crítica como o disco mais ousado da Rainha do Pop até então, fazendo sucesso ao redor do mundo e dominando as paradas musicais.
O trabalho é voltado ao dance music e à música eletrônica, porém Madonna foi além: aplicou o melhor da sua versatilidade e se inspirou em outros gêneros, como: techno, trip hop, drum and bass, música ambiente, rock, soft rock e música clássica.
Na produção, a artista conseguiu explorar ainda mais a amplitude e potência de sua voz, dando um tom natural e maduro à obra. Somando todos esses aspectos, Madonna emplacou com excelência o disco entre os fãs, e seguiu com grande êxito comercial.
Além disso, o álbum recebeu alguns dos prêmios mais importantes da indústria, incluindo 4 Grammys. O projeto se estabeleceu na primeira posição em 17 países e estreou no segundo lugar da Billboard 200.
“Ray of Light” recebeu também quatro certificações de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). Isso graças ao sucesso exponencial de alguns singles, como “Frozen” e a faixa-título, que conquistaram o mercado internacional e receberam prêmios como o MTV Awards.
O álbum de Madonna foi mais uma de suas obras que mudou a indústria musical. O disco se consagrou na posição 28 dos “100 Melhores Álbuns dos Anos 90”. Porém, um dos principais legados de “Ray of Light” foi a disseminação da música eletrônica.
Na época, a crítica especializada comentou que o álbum "atraiu a atenção do mainstream para a música eletrônica, que passou de seu status underground, para uma popularidade selvagem no início do século XXI".
A crítica não economizou elogios quanto ao sétimo álbum da Rainha do Pop. Na época, a Billboard também escreveu:
“Facilmente seu trabalho mais maduro e pessoal até hoje, ‘Ray of Light’ encontra Madonna tecendo letras com a meticulosa intimidade das anotações de um diário e envolvendo-as em melodias e instrumentos semelhantes a hinos e envoltos em um ambiente exuberante e melancólico. É claro, ela equilibra o tom sério da lista de faixas com pitadas pop que permitem que ela flexione seu alcance vocal imensuravelmente ampliado para obter um efeito fino".
Confira a tracklist completa de “Ray of Light”:
1. “Drowned World/Substitute For Love"
2. “Swim”
3. “Ray of Light”
4. “Candy Perfume Girl”
5. “Skin”
6. "Nothing Really Matters
7. "Sky Fits Heaven”
8. "Shanti/Ashtangi”
9. "Frozen
10. "The Power of Good-Bye
11. "To Have and Not to Hold
12. "Little Star
13. "Mer Girl"
Veja também:
PAUL MCCARTNEY E ROLLING STONES COLABORAM EM NOVO ÁLBUM
IFPI DIVULGA LISTA COM OS 10 ARTISTAS MAIS CONSUMIDOS NO MUNDO EM 2022
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO