#TBT: John e Yoko lutando por paz na lua de mel
Há 54 anos, depois da cerimônia de casamento, o famoso casal juntou a imprensa para fazer um protesto pacífico
Publicada em
O casal John Lennon e Yoko Ono é considerado um dos mais famosos da história da música. A dupla, ao longo da sua união, fez muitas obras que tem uma relevância cultural até os dias de hoje. Um dos maiores marcos que tiveram juntos foi a famosa manifestação pós casamento, na cama no hotel Hilton em Amsterdam. Para compreender a experiência daqueles dias intensos, é preciso ir por partes.
(Durante a leitura, recomendo ouvir as canções atreladas a matéria)
No dia 20 de março de 1969, em Gibraltar, na Espanha, o casal assinou os papéis de casamento. Contudo, esse não era o plano original. Tudo começou em Southampton no começo de março. John e Yoko queriam se casar num barquinho no canal da Mancha. Devido a nacionalidade japonesa de Ono, o capitão da navegação não permitiu que ocorresse o casamento. Num relato, Lennon fala que isto seria a parte mais romântica, o amor proibido.
Depois Paul McCartney e Linda Eastman se casaram em Londres, dia 12 de março do mesmo ano. Dois dias depois, John e Yoko foram para Paris em uma nova tentativa de oficializar a relação. Chegando lá, novamente foram impedidos. Agora, por conta de nenhum dos dois terem vivido tempo suficiente na França.
Alguns dias depois, John ligou para o empresário, Peter Brown, e perguntou: “Queremos casar. Onde podemos ir?” O amigo respondeu que Gibraltar seria o único lugar possível. Então, seguiram para a costa sul da Espanha e conseguiram, finalmente, casar. A canção “The Ballad of John and Yoko” conta a história de todos esses dias.
Cinco dias depois da cerimônia, eles foram passar a lua de mel em Amsterdã, na Holanda. Mas, como muitas coisas que aconteceram ao longo da união dos dois, a celebração pós casamento deles não foi comum.
No hotel Hilton, quarto 702, dia 25 de março, o casal, que na época era o mais famoso do mundo, montou o primeiro ‘Bed-in for Peace’ (na cama para a paz). Percebendo o interesse da imprensa, passaram sete dias sentados na cama com cartazes espalhados, pregando a paz. Convidaram diversos veículos para visitarem o quarto, entre 9h da manhã às 21h.
Naquele ano, os criadores de ‘Imagine’ estavam focados em fazer mais projetos que proliferavam os ideais que acreditavam. Esse foi o primeiro, de dois, ‘Bed-ins’ que montaram. O segundo aconteceu no final de maio, no Canadá. Eles novamente se hospedaram sete dias num quarto de hotel. Nesses dias, convidaram amigos para cantar a música “Give Peace a Chance”. (vídeo acima)
O final dos anos 60 foi marcante para o ativismo dos dois. As campanhas de paz incluíram também o termo ‘Bagism’, criado pelos dois, onde eles vestiam sacos que cobriam o corpo todo. O objetivo era evidenciar o preconceito e estereotipagem que a sociedade tinha em relação a corpos. Fizeram algumas aparições com esse tipo de protesto e depois, o termo apareceu na canção “Come Together” dos Beatles.
Veja também:
IBOPE CONFIRMA: ANTENA 1 SEGUE LÍDER ABSOLUTA NO DIGITAL
CULTURE CLUB TERÁ DE PAGAR US$ 1,75 MILHÃO PARA EX-INTEGRANTE DE BANDA
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO