Viralizou: “Running Up The Hill" de Kate Bush em alta nas redes sociais
Sucesso dos anos 80 voltou com tudo, batendo recordes de reproduções e conquistando a nova geração
Publicada em
Em 1985, Kate Bush provou que era uma potência pop com seu quinto álbum, “Hounds of Love”. Recentemente, a faixa “Running Up That Hill (Deal with God)” tem dado o que falar, depois de ser inserida como trilha em Stranger Things e viralizar nas redes sociais. Após a repercussão, ela atingiu 1 bilhão de reproduções nas plataformas de streaming e entrou nas paradas musicais do mundo afora.
O Guinness World Records confirmou que com o sucesso a cantora alcançou os seguintes marcos no Reino Unido: artista feminina mais velha a alcançar o número um; mais tempo para uma faixa alcançar o número um na parada oficial de singles do país e maior intervalo entre os números um.
Esse movimento de viralização, além disso, está incentivando o público da atual geração a procurar mais sobre a canção e, é claro, a conhecer melhor a artista. De repente, as obras “The Kick Inside” (1978), “The Dreaming” (1982), “The Sensual World” (1989) e “The Red Shoes” (1993) estão conquistando novos patamares.
“Running Up that Hill (A Deal with God)”, é a primeira faixa do álbum “Hounds of Love”, um projeto conceitual e bem estruturado, com canções interligadas. A abertura dá o tom e os temas do disco - que é dominado por ideias de paixões tempestuosas e voláteis.
Enquanto a gravadora EMI gostaria que ela lançasse "Cloudbusting" como single principal do disco, Kate os convenceu a lançar como carro-chefe a primeira música do projeto. A artista insistiu na escolha porque considerava a faixa a melhor para representar a essência de todo o disco.
No entanto, a gravadora tinha um receio sobre a definição do título original da faixa de abertura, “A Deal with God”, pois poderia soar ofensivo para algumas religiões. Em entrevista à Q Magazine em 1989, a cantora revelou o processo que a levou a ceder e aceitar o título modificado: “Para mim, ‘A Deal With God’ é o título. Mas me disseram que se eu insistisse, as estações de rádio, em pelo menos dez países, iriam se recusar a tocá-la — Espanha, Itália, EUA, entre outros”.
O tema da música é sobre fazer um acordo com o divino para trocar de vida com outra pessoa. A artista reflete sobre a existência dos desentendimentos entre homens e mulheres: se fosse possível trocar de papéis e viver a vida da outra pessoa (gênero), ficariam surpresos com os sentimentos e o ponto de vista do outro.
“É dizer que se o homem pudesse ser a mulher e a mulher o homem, se eles pudessem fazer um acordo com Deus, trocar de lugar, eles entenderiam o que é ser a outra pessoa e talvez isso esclarecesse os mal-entendidos. Você sabe, todos os pequenos problemas; não haveria nenhum problema", refletiu Bush.
Aos 65 anos e com números impressionantes, Kate Bush mostrou que um hit sempre terá força e nesse caso de viralização da “Running Up The Hill (A Deal with God)”, 37 anos após seu lançamento, reforça também a existência de canções emblemáticas e atemporais.
Veja também:
"USED TO BE YOUNG": MILEY CYRUS ANUNCIA SINGLE
POR DENTRO DA ANTENA 1: BASTIDORES DA NOSSA PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO