Viralizou: “Thriller” – Michael Jackson
Faixa de 1982 voltou a circular nas redes sociais
Publicada em
Como celebrar halloween se não ouvindo “Thriller”, do Michael Jackson? No último domingo antes do Halloween, a Antena 1 relembra este clássico de 1982, que é associado ao dia das bruxas por causa da temática da letra, e, é claro, do icônico videoclipe.
Michael teve a ideia de gravar uma canção de terror por causa do seu amor por filmes assustadores, como “A Noite Dos Mortos Vivos” e “O Exorcista”. Na época do lançamento da canção, as expectativas do público eram altas. O primeiro single do seu sexto álbum de estúdio, também chamado thriller, era “The Girl Is Mine”, uma colaboração com Paul McCartney. Entretanto, o dueto não foi bem recebido, já que muitos críticos consideraram o som sem graça.
Com a ajuda de uma equipe sensacional o rei do pop conseguiria reverter a situação. Michael recrutou o compositor britânico Rod Temperton, com quem já havia trabalhado em “Rock With You” e “Off The Wall”.
Outro nome importante foi o do produtor Quincy Jones, que também colaborou com a mixagem das outras canções no disco “Thiller”. No caso desta faixa, a ideia era produzir arranjos cinematográficos e animados. Para se encaixar com a visão de terror, ele foi atrás do do dublador Vincent Price, conhecido por suas adaptações cinematográficas de contos de Edgar Allan Poe.
“Eu sempre pensei em uma sessão falada no fim da música, mas não sabia exatamente o que fazer. A proposta era ele falar coisas de horror que nem nos seus papéis mais famosos”, falou Rod durante uma entrevista. “Um dia antes da gravação, Quincy ligou e falou ‘Estou receoso. Talvez você devesse escrever alguma coisa para ele”.
A produção também contou com a visão do diretor John Landis, que já havia trabalhado em “Um Lobo Americano Em Londres”. O videoclipe de “Thriller” é um dos primeiros materiais musicais da história a investir em uma narrativa cinematográfica ao invés de ilustrar somente a canção em questão. Essa escolha está fortemente relacionada com o sucesso colossal da MTV, já que o vídeo era um novo formato de promover uma canção.
Por isso, o clipe possui 14 minutos e conta com uma das coreografias mais icônicas da cultura pop. Um jovem casal que sai do cinema durante um filme de terror, e se depara com um grupo de zumbis. Até que Michael vira uma das criaturas, e a horda inteira começa a dançar. Na época, artistas britânicos e estadunidenses não costumavam gravar números em grupo. “Thriller”, entretanto, provou que existiam outras possibilidades, muitas vezes mais interessantes. Relembre:
Veja também:
LANÇAMENTO DE ‘ALMAS PARALELAS’ DE LAURA PAUSINI
“RENAISSANCE WORLD TOUR”: BEYONCÉ ANUNCIA DATA DE ESTREIA PARA FILME
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO