Vulcão pode entrar em erupção nas Filipinas
O vulcão Taal, que estava adormecido há 43 anos, começou a expelir nuvens cinzas neste domingo
Publicada em
Pelo menos 8 mil pessoas deixaram suas residências, nas Filipinas, por causa do vulcão Taal, que começou a expelir nuvens cinzas, neste domingo (12). A evacuação foi ordenada pelas autoridades locais, que alegaram precaução.
Hoje (segunda-feira, 13), escolas e comércios de Manila, capital das Filipinas, estão fechados. O aeroporto internacional da região também não está funcionando.
Especialistas alertaram que o vulcão pode entrar em erupção a qualquer instante. Além disso, ocorreram diversos tremores na região, o que assustou moradores e turistas.
Os sismologistas filipinos registraram movimentos de lava do vulcão, cerca de 65 km ao sul de Manila.
De acordo com a medição do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), o alerta de nível aumentou do 1 para o 4, em uma escala de 5. Isso significa que o fluxo de lava é alto, trazendo um risco de tsunami vulcânico. O Taal está localizado em uma ilha, no meio de um lago, próximo a capital filipina.
Terremotos e atividades vulcânicas podem ser comuns nas Filipinas, por causa da localização do arquipélago.
O país está situado no chamado “anel de fogo” do Pacífico, onde há colisões entre as placas tectônicas. No entanto, a última erupção do Taal foi há 43 anos.
SALA DE BATE PAPO