4 artistas que escreveram sobre os seus filhos
Confira aqui algumas composições icônicas escritas de pai para filho
Publicada em
Nesta quarta matéria da Semana Especial Dia dos Pais na Antena 1, nós fomos atrás de verdadeiras obras musicais escritas por fenômenos da nossa programação, como homenagem aos seus filhos. Confira:
Ed Sheeran
Ed Sheeran ficou mundialmente conhecido por suas letras de amor e baladas dançantes. Aliás, boa parte da sua discografia, incluindo as faixas “Perfect” e “Shape of You”, foi escrita para a sua esposa, Cherry Seaborn. Recentemente, no entanto, o britânico buscou inspiração em uma outra musa para as suas composições.
Em seus dois últimos álbuns de estúdio - “Equals (=)” e “Subtract (-)”, respectivamente, o compositor escreveu uma série de músicas para a sua filha, contando um pouco sobre a sua experiência com a paternidade.
Em “Sandman”, Sheeran compôs uma canção de ninar para a pequena Lyra, sua filha mais velha. Em uma entrevista ao Fantástico, inclusive, o artista comentou sobre a homenagem:
“Minhas músicas falam sobre experiências que vivi. Aconteceu muita coisa nesse tempo que estive sem lançar álbum novo: me casei, tive uma filha. Ser pai, com certeza é a maior coisa que já me aconteceu. Acho que o pior hábito que você pode ter é excesso. E foi isso que eu mudei. Aprendi a moderar as coisas e ser mais saudável”
Além disso, Ed escreveu diversas outras faixas, como “Welcome to the World”, “Tides” e “Dusty”, contando a sua nova rotina, os seus novos hábitos e agradecendo a dádiva de ter se tornado pai.
Eric Clapton
É praticamente impossível pensarmos em figuras paternas que produziram obras inspiradas em seus filhos, sem incluirmos o lendário guitarrista britânico, Eric Clapton. Em 1992, o cantor compôs a faixa “Tears in Heaven”, um dos maiores sucessos da sua carreira, como uma homenagem ao seu filho, Conor.
A composição é uma carta de amor, que carrega consigo a dor do artista, ao perder o seu filho. O garoto, em um trágico acidente, caiu do 53º andar de um prédio e faleceu, com apenas 4 anos de idade.
A música, por sua vez, foi escrita em parceria com Will Jennings (My Heart Will Go On, Titanic), estreou em segundo lugar no Billboard Hot 100, ganhou os três Grammys e foi eternizada como uma das 500 melhores canções de todos os tempos, segundo a Revista Rolling Stone.
Em 2004, no entanto, “Tears In Heaven” saiu do setlist do artista, que alegou não sentir mais a sensação de perda.
"Eu não sentia mais a sensação de perda, que é uma parte integrante dessas composições. Eu preciso me conectar com os sentimentos que havia quando compus essas canções. Acho que esses sentimentos se foram, e eu não quero que eles voltem novamente. Minha vida mudou desde então. Canções assim só precisam de uma pausa e talvez eu volte a apresentá-las de uma maneira nova".
De toda forma, “Tears in Heaven” consolidou-se como um patrimônio da indústria musical e uma das canções mais emocionantes já escritas. Veja:
JAY-Z
JAY-Z é um dos maiores rappers de todos os tempos e a sua filha com a diva pop Beyoncé, Blue Ivy, é definitivamente um fenômeno! A garota,inclusive, com apenas 6 anos de idade, já tinha uma música no topo da indústria musical para chamar de sua.
“Blue 's Freestyle”, ou estilo livre da Blue em tradução livre do inglês, é uma faixa bônus do álbum “4:44”, de JAY-Z, escrita pelo rapper como um presente de aniversário para a garota. A música, inclusive, recebeu um videoclipe oficial, em que Ivy desiste de uma apresentação de ballet para rimar os seus próprios versos.
Na época, a colaboração entre o astro do rap norte-americano e a sua filha Blue, viralizou ao redor do mundo. Hoje, a garota prodígio, com 11 anos de idade, está se apresentando esporadicamente com a sua mãe, Beyoncé, durante os espetáculos da "Renaissance Tour".
Zayn Malik
Após um tempo afastado da indústria musical, o ex-membro da One Direction, Zayn Malik, retornou aos holofotes com um novo single. A canção “Love Like This” é o seu primeiro projeto solo desde 2021 e fala um pouquinho sobre a sua relação com a paternidade.
Zayn teve a sua primeira e única filha, Khai, com a modelo norte-americana Gigi Hadid. O casal acabou se separando em outubro de 2021 e desde então passou a dividir a guarda compartilhada da menina.
A canção, por sua vez, assim como boa parte do próximo álbum do cantor, busca transmitir a forma como a paternidade influenciou a vida e as metas do cantor. Recentemente, inclusive, em um podcast dos Estados Unidos, o britânico comentou sobre o projeto:
“Eu estou fazendo algo que eu acho que as pessoas não vão esperar. É um som diferente para mim. Algo com uma narrativa envolvida, baseado em experiências reais da minha vida. A minha filha é mencionada algumas vezes, inclusive”.
Veja também:
TBT: HÁ 37 ANOS, QUEEN FAZIA O SEU ÚLTIMO SHOW COM FREDDIE MERCURY
TAYLOR SWIFT ANUNCIA 1989 (TAYLOR’S VERSION)
SALA DE BATE PAPO