55 anos de 'Yesterday': relembre a história de um dos maiores hits dos Beatles
Lançada como single nos EUA em setembro de 1965, a música apresenta o maior número de transmissões em rádios mundo afora, segundo o Guinness World Records
Publicada em
“Yesterday”, um dos maiores hits dos Beatles, completa 55 anos neste mês. Lançada como single nos Estados Unidos em setembro de 1965, a música da autoria de Paul McCartney apresenta o maior número de transmissões em rádios mundo afora, segundo o Guinness World Records.
Veja também: Beatles: Hoje faz 58 anos que Ringo Starr estreou como membro da banda
A melodia da canção, contam os biógrafos da banda, foi resultado de um sonho noturno de McCartney, na casa de sua então noiva Jane Asher. A princípio, o cantor achou que tinha inconscientemente plagiado o trabalho de outra pessoa.
“Por cerca de um mês visitei pessoas do ambiente musical, perguntando se conheciam essa melodia”, revelou à época. “Foi como se eu tivesse encontrado algo que deveria ser entregue para a polícia. Pensei que se ninguém reclamasse em algumas semanas, então seria minha”.
Após uma extensa pesquisa, ele percebeu que a obra era original e passou a trabalhar na letra da faixa. Originalmente intitulada “Scrambled Eggs” (Ovos Mexidos, em tradução livre), a música foi a primeira composição oficial da banda gravada apenas por um integrante – com a colaboração de um quarteto de cordas.
Com letra e melodia relativamente simples, “Yesterday” foi gravada na histórica Abbey Road Studios e, ao longo da história, se tornou a música com mais covers na história da música popular, acumulando cerca de 1600 interpretações diferentes – incluindo intérpretes como Marvin Gaye, Ray Charles, Shirley Bassey e Billie Eilish.
Ouça abaixo a versão remasterizada de "Yesterday":
SALA DE BATE PAPO