A música que Elton John não imaginava que faria tanto sucesso
O cantor disse que não via "Bennie and The Jets" como um single
Publicada em
Todo artista pode ocasionalmente ter dificuldades em escolher as suas melhores obras. A criação de um álbum inteiro demanda tempo e é frequentemente bem pessoal para cada cantor, logo, o processo de reduzir todo o conceito de um disco as suas faixas com o maior potencial de se tornarem hits não é fácil. Às vezes, fazer isso significa deixar para trás composições superiores àquelas que se dão bem nas paradas e nas vendas. E mesmo com uma coleção repleta de sucessos comerciais, Elton John não pensava que “Bennie and the Jets” poderia ter se tornado tão icônico.
Quando Elton estava trabalhando em “Goodbye Yellow Brick Road” com sua banda, eles combinaram que haveria uma mentalidade de “vale tudo” na criação de cada música. É claro que esse combinado eventualmente gerou um álbum duplo massivo e causou uma discussão na gravadora por essa escolha, mas eles acabaram cedendo aos caprichos de Elton já que não podiam excluir faixas como “Roy Rogers” ou “Funeral for a Friend”.
Enquanto a maioria das 18 músicas do disco balanceia entre o lado negro e claro da discografia do cantor, “Bennie and the Jets” é de longe uma das faixas mais brincalhonas que ele já lançou. Mas por outro lado, Elton é a pessoa perfeita para lançar uma música que aborda o lado teatral do rock and roll de um jeito tão forte.
E não tinha como ter sido diferente, já que foi nessa época que a cena do rock britânico ainda estava mergulhada na cena do glam rock, com bandas como David Bowie ainda vendo grandes sucessos nas paradas.
Apesar de tudo isso, Elton contou em entrevista para a Classic Albums que ele nunca poderia imaginar a música indo tão bem nas paradas, dizendo que “Até hoje, eu não consigo ver ‘Bennie and the Jets’ sendo um single, e eu lutei com unhas e dentes contra a entrada da música no álbum ‘Yellow Brick Road’”.
Por mais que a música tenha se tornado um grande clássico atualmente, muitas pessoas esquecem o quão estranho ela é no grande esquema criativo do álbum. O disco é repleto de músicas glam rock em todo o projeto e então, de repente, surge essa música que soa como uma visão estranha de como soa a música soul do outro lado do mundo.
Mesmo ao lançá-lo, o promotor de Elton, Pat Pipolo, lembrou-se do pianista deixando uma mensagem irritada no telefone, dizendo: “Lembro-me dele dizendo: 'Você está disposto a colocar sua carreira em risco?' acho que deveríamos lançá-lo como single. Acho que você seria um grande artista de R&B, além de um artista pop’”.
De alguma forma, contra todas as probabilidades, “Bennie and The Jets” funcionou. Elton John já era um dos maiores nomes do mundo, mas é preciso um tipo especial de artista para fazer alguém começar a dançar uma música que parece estar acontecendo em uma realidade paralela.
Veja também:
DESCUBRA QUAIS SÃO AS 10 MÚSICAS FAVORITAS DE ELTON JOHN
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO