Adele completa 35 anos: Confira a homenagem da Antena 1
Conheça a trajetória de uma das maiores vozes do século XXI
Publicada em
Com mais de 15 anos de carreira, Adele está fazendo hoje, nesta sexta-feira (05), 35 anos. Como um presente para o mundo da música, a cantora se tornou conhecida por suas grandes canções. Além de sua grande extensão vocal e timbre único, ela tem um legado feito, com essa pouca idade, por conta de seu talento como uma letrista.
Desde o início, a artista se destacou como um ponto fora da curva. Começou a se desafiar na carreira artística aos 18 anos, quando gravou três demos de canções autorais e as postou no MySpace (rede social da época). Elas ganharam uma grande visibilidade, chamando atenção do produtor musical da XL Recordings.
Um ano depois, em setembro de 2007, lançou seu primeiro. A canção “Hometown Glory” é autobiográfica, escrita pela cantora aos 16 anos, em 10 minutos, após sua mãe tentar convencer dela deixar o pequeno bairro de West Norwood, em que passou sua adolescência toda, para ir morar na Universidade. Assim que foi lançada, não teve uma grande repercussão. Porém, depois de lançar seu primeiro álbum, “19”, a música permaneceu várias semanas em primeiro lugar na parada de álbuns britânica.
A sua estreia para o mundo foi marcada pela sua obra completa. Aos 19 anos, a cantora conseguiu canalizar suas dores de término e esperança no amor e traduzi-las em forma de canção. Por conta disso, ela foi muito comparada com a Amy Winehouse. Isso aconteceu também poque eram duas artistas jovens, inglesas, que ascenderam na mesma época e que foram influenciadas pela música Soul. Existia semelhanças na teoria, mas na prática, as duas conseguiram criar identidades autênticas que as distinguiam bastante.
Todo o material do álbum foi escrito por ela, tirando a faixa “Make You Feel My Love”, que é um cover da canção de Bob Dylan. Porém, em algumas faixas teve a ajuda de alguns poucos compositores e produtores, incluindo o Mark Ronson.
O álbum repleto de influências profundas de Soul e Jazz impactou o mundo, sendo estimado mais de 7 milhões de cópias vendidas. Desse número, mais de 1,2 milhões de cópias foram vendas feitas no Reino Unido. Além disso, ele lhe rendeu vários prêmios, entre eles um Brit Award e dois Grammys.
Depois desse começo de grande sucesso, Adele teve uma péssima experiência com sua primeira turnê. Com shows desmarcados por conta de situações com o ex-namorado, ela resolveu a encerrar em 2009 e começar a escrever para um novo projeto.
As sessões de criação começaram um dia após o término de seu relacionamento. Ela contatou o produtor Paul Epworth, com a intenção de capturar suas emoções e transformá-las em música: "Nós tivemos uma discussão fumegante na noite anterior [...] eu estava borbulhando. Então eu fui para o estúdio e extravasei". O produtor sugeriu que ela procurasse um som mais forte e, juntos, eles começaram a refletir a experiência recente de Adele e construir o novo projeto.
Dois anos depois, saiu com seu álbum de estúdio, “21”. Assim como o anterior, ela escolheu o intitular fazendo referência a sua idade. Se a cantora não era conhecida por alguém, esse projeto a mostrou. O seu lançamento impactou o cenário musical da década e a consolidou. Vendeu mais de 30 milhões de cópias mundialmente, se tronando o álbum mais vendido do século XXI, bem como da década de 2010.
Nele, as faixas são praticamente todas grandes sucessos de sua carreira, incluindo “Rolling In the Deep”, “Rumor Has It”, “Turning Tables”, “Don’t You Remember”, “He Won’t Go” “Set Fire To The Rain”, “One and Only” e “Someone Like You”.
Durante quatro anos, a cantora não lançou nenhum álbum novo porque queria tirar um tempo para ficar com o filho no período da infância. Só voltou em 2015, com o álbum “25”, que refletiu o momento de vida e espírito que estava passando. Com uma voz poderosa e com uma alta expectativa de todos, ela conseguiu provar que sua capacidade de vender discos permanecia intacta.
Uma curiosidade é que, depois que começaram a circular rumores de que seu trabalho seria lançado em 20 de novembro, muitos jornalistas especularam que cantores como Justin Bieber e bandas como One Direction mudaram a data de lançamento de seus discos, para evitar concorrência com a artista e para não afetar suas vendas.
O "disco de fazer as pazes", assim colocado pela cantora, mistura elementos Pop com Soul e R&B. Na hora da composição Adele escolheu fazer parcerias com grandes nomes, como Bruno Mars. A canção que mais se destacou foi o single “Hello”, que se tornou um sucesso em vários países e que bateu o recorde no Youtube de vídeo mais assistido da plataforma em 24 horas. Mais de 20 milhões de cópias do LP foram vendidas em todo o mundo. Além disso, ele a rendeu mais cinco Grammys, incluindo as principais categorias (álbum, música e gravação do ano).
Quanta história que uma só artista fez e continua fazendo! Em 2021, depois de 6 anos, Adele lançou “30”. Seu quarto álbum chegou no momento em que o mundo ainda estava se recuperando da pandemia de Covid-19. Com um trabalho emocionalmente sincero, com muitas canções tratando de seu recém divórcio e suas consequências, ele foi amplamente aclamado. Venceu muito prêmios desde o lançamento e em 2023 ela fez história no Grammy, se tornando a primeira pessoa a vencer quatro vezes a categoria de Melhor Performance Solo Pop por “Easy On Me”.
Veja também:
TBT: PRIMEIROS SINAIS DE 'BACK TO BLACK' DE AMY WINEHOUSE
MET GALA: DUA LIPA, JENNIFER LOPEZ, BILLIE EILISH E MUITOS OUTROS
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO