Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aniversário Frank Sinatra: confira a homenagem da Antena 1

O artista faria aniversário hoje

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Frank Sinatra para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Frank Sinatra para photoshoot.

Publicada em  

Hoje, um dos maiores e mais influentes artistas de todos os tempos, Frank Sinatra, estaria fazendo aniversário. O músico faleceu aos 82 anos de idade no dia 14 de maio de 1998, em Los Angeles. Ao longo de sua carreira, Sinatra deixou um grande legado que eternizou para sempre na história da indústria musical e que ainda atrai mais e mais admiradores do seu talento impecável.


CARREIRA

Francis Albert Sinatra, nascido em Nova Jersey no dia 12 de dezembro de 1915, mais conhecido pelo seu nome artístico, Frank Sinatra, foi um cantor, ator e produtor estadunidense, sendo considerado um dos maiores músicos recordistas de vendas com mais de 150 milhões de cópias ao redor do mundo.

Filho de imigrantes italianos, Natalina "Dolly" Garaventa e Antonino Martino "Marty" Sinatra, nasceu na cidade de Hoboken, começando sua carreira musical na era do swing com os músicos Harry James e Tommy Dorsey.

Seu auge na carreira se iniciou em 1943 quando assinou com a famosa gravadora Columbia Records, se tornando um ídolo para as chamadas “bobby boxers” – fãs de swing.

Relembre um de seus maiores sucessos, “I Love You Baby”:



Seu álbum de estreia, intitulado “The Voice of Frank Sinatra”, foi lançado no dia 4 de março de 1946. A obra chegou a alcançar o topo da Billboard e permaneceu por sete semanas consecutivas e o restante no Top 10, totalizando dezoito semanas nas paradas. Posteriormente o cantor lançou diversos discos aclamados pela crítica, como “In the Wee Small Hours” (1955), “Songs for Swingin 'Lovers!” (1956), “Come Fly with Me” (1958), “Only the Lonely” (1958) e “Nice 'n' Easy” (1960).

Seu incrível talento não se limitava apenas no mundo da música, Frank também foi muito reconhecido por suas atuações em filmes de sucesso da época, como A Um Passo da Eternidade (1953), que acabou lhe rendendo um Oscar e Globo de Ouro na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante". Ele também apareceu em diversos musicais como On the Town (1949), Guys and Dolls (1955), High Society (1956) e Pal Joey (1957), ganhando outro Globo de Ouro com este último

No início da década de 60, o artista deixou a gravadora para começar sua própria, chamada Reprise Records, o que alavancou sua carreira ainda mais com o lançamento de grandes álbuns de sucesso. Cerca de 5 anos depois, em 1965, gravou a retrospectiva September of My Years, além de estrelar o especial de televisão ganhador do Prêmio Emmy, Frank Sinatra: A Man and His Music (1965).



Depois de gravar “Sinatra at the Sands” (1966) em Las Vegas, seu álbum ao vivo, acompanhado pelo pianista Count Basie e sua orquestra, no ano seguinte chegou a gravar uma de suas colaborações mais famosas com o músico-compositor brasileiro Tom Jobim, para o disco “Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim” (1967).

Sinatra se aposentou pela primeira vez no ano de 1971, mas saiu da aposentadoria dois anos depois, e logo não gravou diversos materiais e marcando seu retorno ao Caesars Palace, com suas memoráveis apresentações Não demorou muito para o artista alcançar mais um sucesso com o single "New York, New York" (1980).

Utilizando seus shows em Las Vegas como base, Frank Sinatra realizou suas turnês pelos Estados Unidos e internacionalmente até pouco antes de falecer, em 1998.

MAIORES SUCESSOS


Fly Me to the Moon

Começando com Fly Me to the Moon, canção originalmente gravada por outro artista, Kaye Ballard. É impossível não se pegar entoando os versos conforme a música vai crescendo. A versão de Sinatra permanece sendo a mais famosa entre todas as outras versões. Mas você sabia que, inicialmente, a canção tinha outro nome? É isso mesmo, na época da gravação, um dos produtos tentou convencer Frank e mudar as palavras para Take Me to the Moon, mas será que teria tido o mesmo sucesso?



Let It Snow!

Muitos podem conhecer a música como um clássico de Natal na voz de Frank Sinatra, mas a história verdadeira é um pouco diferente. “Let It Snow!” foi originalmente escrita na Califórnia em 1945, durante uma onda de calor, o que inspirou os compositores a desejarem climas mais frios através da canção.

O single original se tornou o 1° na Billboard, assim como a versão de Rod Stewart (2012). Outras versões foram lançadas nas vozes de Carly Simon, Woody Herman e na do famoso Frank Sinatra, de 1950, que eternizou a canção em seu álbum “Christmas Songs by Sinatra”.



New York, New York

Você sabia que a canção faz parte de um dos filmes do premiado diretor Martin Scorsese? A música foi primeiramente apresentada nos Jogos Olímpicos de 1984 por Liza Minnelli, mas, mais uma vez, é a versão de Sinatra que todos se lembram.



I've Got You Under My Skin

A música foi escrita pelo compositor Cole Porter em 1936, posteriormente foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original naquele ano, mas perdeu para The Way You Look Tonight . Embora ela tenha sido gravada por diversos artistas daquela época, nenhuma chegou de fato a fazer sucesso. Isso até 1946, quando Frank Sinatra a cantou enquanto tocava "You'd Be So Easy to Love " em seu primeiro programa de rádio.

Sua primeira gravação em estúdio do single foi em 1956 para compor o álbum “Songs for Swingin' Lovers!” . Na época, tornou-se conhecido como um dos maiores sucessos de Sinatra.



RECONHECIMENTOS

  • Oscar humanitário (1972)
  • Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por "A Um Passo da Eternidade" (1953).
  • Duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical, por "Meus Dois Carinhos" (1957) (ganhou) e "O Bem-Amado" (1963).
  • Prêmio Cecil B. DeMille em 1971, concedido pela Associação de Jornalistas Estrangeiros nos Estados Unidos.
  • Duas indicações ao BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro, por "Não Serás um Estranho " (1955) e "O Homem do Braço de Ouro" (1955).
  • Estrela na Calçada da Fama por sua carreira na música

Grammy Awards

  • Melhor Cover Álbum - “Only The Lonely” (1958)
  • Álbum do Ano - “Come Dance With Me” (1959)
  • Melhor Performance Vocal, Masculino - “Come Dance With Me” (1959)
  • Álbum do ano - “September Of My Years” (1965)
  • Melhor Performance Vocal, Masculino - “It Was A Very Good Years” (1965)
  • Prêmio Lifetime Achievement
  • Álbum do Ano - “Sinatra: A Man And His Music” (1966)
  • Gravação do Ano - “Strangers In The Night” (1966)
  • Melhor Performance Vocal, Masculino - Strangers In The Night (1966)
  • Trustees Award (1979)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “I'll Never Smile Again (Tommy Dorsey com Frank Sinatra & The Pied Pipers)” (1982)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - In the Wee Small Hours (1984)
  • Grammy Legend Award (1994)
  • Melhor Performance Vocal Pop Tradicional, Masculino - Duetos II (1995)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “The House I Live In” (1998)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “I've Got You Under My Skin” (1998)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “Frank Sinatra Sings For Only The Lonely” (1999)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “September Of My Years” (1999)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “My Way” (2000)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “Songs For Swinging' Lovers!” (2000)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “Come Fly With Me” (2004)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “I've Got The World On A String” (2004)
  • GRAMMY Hall Of Fame Award - “One For My Baby” (2005)

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: NORAH JONES É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: NINA NESBITT

Imagem de conteúdo da notícia "Aniversário Frank Sinatra: confira a homenagem da Antena 1" #1
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversario frank sinatra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.