Artista da Semana: Duran Duran é destaque na programação
Banda é grande ícone do movimento New Wave
Publicada em
Duran Duran é uma banda inglesa. Popularmente conhecido como “os Beatles dos anos 80”, o grupo foi um grande sucesso no último século e até hoje é muito querido por diversas gerações de fãs no mundo inteiro.
Duran Duran foi formada no ano de 1978, em Birmingham, Inglaterra. A inspiração para o nome veio de um filme francês. A trama “Barbarella” chamou atenção dos recém-chegados na música, em especial o vilão Dr. Durand Durand.
O primeiro single do grupo foi "Planet Earth", lançado em fevereiro de 1981. A faixa alcançou a 12ª posição nas paradas britânicas e, no mesmo ano, disponibilizaram o primeiro álbum de estúdio: o autointitulado “Duran Duran”.
Em 1982, com o lançamento de “Rio”, Duran Duran começou a ganhar maior projeção internacional. Deste segundo álbum, quatro singles marcaram o Top 20 britânico: "My Own Way", "Hungry like the Wolf", "Save a Prayer" e claro, a faixa título "Rio".
O disco chegou ao sexto lugar das paradas norte-americanas, e por lá permaneceu durante 129 semanas, período que equivale a mais ou menos dois anos e meio. Nessa fase, a revista Rolling Stone elogiou Duran Duran, descrevendo o grupo como "a primeira banda de Rock a ter um talento natural para TV e vídeo".
E não dá para falar de Duran Duran sem citar a sua contribuição para a música como arte multidisciplinar. Porque para além do som, a banda conquistou o seu espaço também com os videoclipes e as aparições e transmissões em grandes emissoras de Rádio e TV pelo mundo.
Nesses primeiros anos de carreira profissional, Duran Duran era uma verdadeira máquina de lançamentos. Em 1983, o grupo compartilhou com o público o seu terceiro álbum de estúdio: “Seven and the Ragged Tiger”.
Na época, Duran Duran foi destaque nas manchetes de jornais pelo fato de liberar o clipe de "Union of the snake", uma das faixas do novo álbum, na MTV, uma semana antes do lançamento oficial da música nas rádios. A iniciativa impulsionou uma grande discussão e fez a indústria temer pela possibilidade do fim e substituição do rádio, na década de 80.
Na 26ª edição do Grammy Awards, a banda foi indicada a duas categorias e levou as duas: “Melhor Videoclipe” e “Melhor Vídeo Álbum".
A banda embarcou em uma turnê mundial no começo de 1984, trazendo as primeiras datas de Duran Duran em grandes estádios da América. Uma equipe de filmagem acompanhou a turnê de perto, resultando no documentário "Sing Blue Silver" nos shows do “Arena”, primeiro álbum ao vivo da banda.
No fim daquele ano, o grupo foi destaque no single beneficente "Do They Know It's Christmas?", tocando ao lado de outros popstars britânicos, como Bono Vox, do U2, e George Michael.
Saiba mais: ARTISTA DA SEMANA: GEORGE MICHAEL É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
Em 1985, Duran Duran colocou seu nome na line-up do Live-Aid, um dos eventos mais importantes da história da música. A apresentação do grupo ganhou bastante repercussão, mas, desta vez, não por um motivo tão positivo: Simon Le Bon, vocalista do grupo, desafinou durante uma nota alta em "A view to a kill" e foi alvo de críticas.
Em 1986, Duran Duran lançou seu quarto álbum de estúdio, “Notorious”, sob contextos conturbados. Ainda assombrados pela performance do Live-Aid, o grupo perdeu o baterista Roger Taylor e o guitarrista Andy Taylor, o que foi mais um choque para o grupo.
Em meio a esta fase de múltiplos momentos difíceis,“Notorious” não foi um grande sucesso internacional. O disco foi bem avaliado, mas, comparado com seus projetos anteriores, não agradou o público da mesma forma.
Em contrapartida, no Brasil, “Notorious” foi o mais vendido do grupo durante toda a sua carreira. Tudo isso porque a canção "A Matter Of Feeling" foi escolhida para a novela Mandala, de 1987, o que fez com a que a música não saísse da mente dos brasileiros.
Em Janeiro de 1988, durante a Strange Behaviour World Tour, o Duran Duran veio para o Brasil pela primeira vez. A banda foi destaque no festival Hollywood Rock, passando por São Paulo e também Rio de Janeiro.
Em 1993, a banda lançou um segundo álbum auto-intitulado e assim como o primeiro, rendeu bons hits. Foi nesta época que o grupo iniciou a maior turnê de toda sua carreira, com escalas no Oriente Médio, África do Sul, e América do Sul.
O cantor brasileiro Milton Nascimento participou da canção "Breath after Breath" e também do clipe da mesma música, gravado nas Cataratas do Iguaçu, fronteira entre Brasil e Argentina. Além disso, Milton Nascimento participou do show da banda na Argentina, já que naquela turnê, Duran Duran não veio ao Brasil.
Ainda nesse mesmo ano, Duran Duran gravou o MTV Unplugged, um programa da emissora, onde músicos apresentavam versões acústicas de seu repertório.
A virada do século trouxe a reunião dos membros do “Fab Five”, ou seja, a icônica formação do Duran Duran como um quinteto: Simon Le Bon, John Taylor, Andy Taylor, Nick Rhodes e Roger Taylor.
Em 2003, o grupo completou 25 anos de carreira e comemorou em grande estilo! Duran Duran rodou o mundo em turnê, participou do show do intervalo do Super Bowl e ainda foram os escolhidos para apresentar o MTV VMA daquele ano.
Já em 2006, Duran Duran continuou provando sua relevância e foi escalado como atração musical de dois eventos de alto nível: Prêmio Nobel e os Jogos Olímpicos de Inverno.
Se o começo do século foi o auge do “Fab Five”, os anos que se seguiram culminaram no declínio. Os membros dividiam opiniões fervorosas a respeito da sonoridade de Duran Duran e isso resultou na saída definitiva de Andy Taylor, em 2006.
Na época, o guitarrista alegou incompatibilidade total com seus companheiros de banda e, contou em sua autobiografia, que essa nova proposta sonora de Duran Duran, mais eletrônica e puxada para o hip hop, não funcionaria para ele.
Em 2015, a banda contou com a participação de ex-membros do Red Hot Chili Peppers para a produção de seu 14º álbum de estúdio: “Paper Gods”.
Após “Paper Gods”, o grupo passou por um hiato de cerca de 6 anos sem nenhum projeto novo. Até que em 2021, “Future Past” entrou para a discografia da banda como o décimo quinto álbum do grupo.
Para 2023, Duran Duran planeja o lançamento de mais um álbum de estúdio. E, dessa vez, o projeto será ainda mais especial pois marca a volta de Andy Taylor para o grupo. Atualmente, o guitarrista que teve idas e vindas com a banda, tem 62 anos e luta contra um câncer de próstata.
Veja também: IBOPE CONFIRMA: ANTENA 1 SEGUE LÍDER ABSOLUTA NO DIGITAL
#TBT: JOHN E YOKO LUTANDO POR PAZ NA LUA DE MEL
SALA DE BATE PAPO