Artista da Semana: U2 é destaque na programação
Quarteto é dona dos hits “Beautiful Day” e “With Or Without You”
Publicada em
Há quase 50 anos na estrada, U2 é um dos grupos de Rock mais consolidados e bem sucedidos da geração. O quarteto carrega uma bagagem de 46 indicações ao Grammy Awards e uma discografia recheada de hits icônicos.
Conheça mais de perto os momentos marcantes da trajetória do U2, Artista da Semana na Antena 1!
U2 foi formado em 1976, na capital irlandesa, Dublin. Larry Mullen Jr, na época com apenas 14 anos de idade, colocou anúncios nas paredes do colégio em que estudava em busca de músicos para montar uma banda.
Em resposta ao comunicado, seis pessoas foram até o jovem, interessadas em integrar o projeto. Entre elas, Adam Clayton, The Edge e Bono. Então, ficou decidido que seria um quarteto: os três se juntaram à Larry para o nascimento do U2.
Antes do nome U2, os quatro amigos chegaram a patentear a banda duas vezes, primeiro como "Feedback", e depois como “The Hype”. O fato é que nenhum nome deu tão certo quanto U2.
A entrada da banda no mercado profissional aconteceu em 1980, quando o quarteto assinou com a gravadora Island Records, conquistando seu primeiro álbum de estúdio.
O disco de estreia foi chamado de “Boy” e divulgado em outubro daquele ano. Emendando a esse primeiro projeto, U2 saiu em turnê pelos Estados Unidos e Europa.
Em 1981, U2 lançou seu segundo álbum de estúdio chamado de “October”. O projeto foi marcado por conflitos internos envolvendo os membros da banda, o que sem dúvidas, implicou em sua sonoridade.
Depois do período turbulento de “October”, o grupo saiu na frente com o álbum “War”, palavra que significa guerra em português. De acordo com a crítica, a coletânea chegou carregada de simbolismo e até com tom político de protesto.
"Sunday Bloody Sunday" foi uma das faixas que ganhou notoriedade por liricamente traçar um paralelo entre o Domingo Sangrento, de 1972, e o Domingo de Páscoa.
Após o lançamento desse disco, a perspectiva pública sobre U2 foi completamente diferente. A revista Rolling Stone descreveu “War” como uma mostra de que a banda tinha capacidade de compor canções profundas e significativas.
Em 1985, o grupo participou do evento Live Aid, e a performance perante 82 mil pessoas foi um episódio fundamental na carreira de U2. Durante a música "Bad", Bono pulou do palco para abraçar e dançar com uma fã, evidenciando para o mundo o poder da sua presença de palco.
Após esse show, a Rolling Stone voltou a falar sobre U2. A revista musical classificou o quarteto como "a banda da década de 1980", dizendo que, para fãs de Rock n' Roll, o U2 se tornou um dos grupos mais importantes, se não, o mais importante de todo o período.
Em 1987, U2 lançou um álbum que garantiu as suas primeiras estatuetas do Grammy Awards. “The Joshua Tree” liderou a Billboard 200 nos Estados Unidos por nove semanas consecutivas. Esse é o disco que contém um dos singles mais icônicos da carreira do grupo: "With or Without You".
Com “The Joshua Tree”, o quarteto levou as estatuetas de Melhor Álbum do Ano e Melhor Performance Vocal de Rock por Grupo ou Duo.
Em 1995, U2 foi escolhido para integrar a trilha sonora do filme “Batman Forever”, protagonizado por grandes nomes do cinema, como Val Kilmer, Jim Carrey, Nicole Kidman e Drew Barrymore.
O single "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" atingiu o primeiro lugar em cinco países, além de ser indicada para Globo de Ouro e também Grammy Awards.
Em 1997, a banda decidiu desafiar os limites de seu estilo musical e se afastou do Rock para lançar um álbum com um título um tanto quanto sugestivo: “Pop”.
O trabalho dividiu opiniões entre fãs e críticos. Enquanto alguns acreditavam que U2 estava se desafiando e mostrando a amplitude de seu talento, outros partiam para a ideia de que a banda estava traindo seu público.
Tão controverso quanto o projeto, foi a sua turnê. A Popmart Tour foi um verdadeiro show de ironia para aqueles que atacavam a banda. O quarteto era constantemente alvo de críticos: alegavam que a banda havia sido engolida pelas dinâmicas da indústria e tornado-se um produto do consumismo.
Então, em resposta às críticas, no cenário da turnê mais Pop de U2 foi instalado um arco dourado com uma altura de 30 metros. Na época, saiu na mídia que o objetivo seria fazer uma alusão ao logotipo de uma grande rede de lanchonete fast food original dos Estados Unidos,mas consumida mundialmente.
Em 1998, U2 foi convidado de honra em um dos mais populares programas de TV da época: “Os Simpsons”. O quarteto foi transformado em personagens na trama: Homer, o protagonista, invadiu um show durante o episódio de número 200.
Com a virada do século, U2 lançou um dos álbuns mais importantes de sua carreira: “All That You Can't Leave Behind”. O disco, que vendeu cerca de 12 milhões de cópias ao redor do mundo, conta com a faixa "Beautiful Day”.
Com esse projeto, U2 chamou, mais uma vez, a atenção da Rolling Stone. A revista classificou “All That You Can't Leave Behind” como um dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos, e entre os 100 Melhores Álbuns da Década de 2000.
Ainda sobre "Beautiful Day”, a música foi grande destaque na edição de 2000 do Grammy Awards, vencendo nas categorias Melhor Performance Vocal de Rock por Grupo ou Duo, Canção do Ano e Gravação do Ano.
Em 2002, U2 foi escolhido como atração para o Show do Intervalo do Super Bowl. Durante a apresentação, o grupo fez uma homenagem às vítimas do ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro: no palco, um telão exibia o nome de cada uma das pessoas que faleceram.
Em março de 2005, U2 eternizou suas contribuições ao Rock quando foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame pelo veterano Bruce Springsteen.
Saiba mais: ARTISTA DA SEMANA: BRUCE SPRINGSTEEN É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
No fim de 2013, U2 compôs uma faixa em homenagem a Nelson Mandela. "Ordinary Love" foi escalada para a trilha sonora do filme “Mandela: Longo Caminho para a Liberdade”.
Além do belo intuito por trás da faixa, "Ordinary Love" ganhou a estatueta de Melhor Canção Original na edição de 2014 do Globo de Ouro.
Em 2017, o grupo lançou a turnê comemorativa de 30 anos do álbum “The Joshua Tree”. A tour carregada de nostalgia passou por vários países, inclusive o Brasil.
E, por falar no Brasil, ao longo da carreira, U2 foi generoso com os fãs brasileiros. Os veteranos do Rock já fizeram shows no país algumas vezes: em 1998, 2000, 2006, 2011 e 2017.
Para esse ano de 2023, a banda está preparando o lançamento de seu décimo quinto álbum de estúdio. “Songs of Surrender” será lançado em março e promete canções regravadas e reinterpretadas de seus projetos anteriores.
Veja também: ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: INFORMATION SOCIETY
JASON MRAZ LANÇA SINGLE “I FEEL LIKE DANCING”
SALA DE BATE PAPO