Ben Harper: cantor em entrevista exclusiva à Antena 1
O músico confirmou sua passagem pelo Brasil em 2023
Publicada em
Ben Harper é um nome que você conhece. O cantor ganhou os Brasileiros em 2007 ao duetar com Vanessa da Mata o hit “Boa Sorte”. Desde então o cantor trabalhou com grandes nomes e lançou sucessos para chamar de seus.
De seu quarto, Harper falou com a Antena1. Confira a entrevista exclusiva:
Ben Haper está lançando sua mais nova música. “We Need To Talk About It” já está disponível em todos os serviços de streaming e se prepara para publicar o álbum "Bloodline Maintenance".
Harper é guitarrista – mas também toca muitos outros instrumentos – e conversou um pouco sobre se processo de composição.
"A letra veio primeiro. Eu tinha o conceito da música na letra primeiro, então fui para o baixo e nele escrevi a melodia principal, por fim coloquei a guitarra por cima de tudo. Cada música tem um processo diferente, em borta metade das vezes, ou até 75%, sou eu e a guitarra”, conta o artista.
Nem só de um instrumento vive o músico. Harper também toca bateria e contou um pouco sobre sua relação com cada um dos instrumentos que toca.
“Eu aprendi primeiro a bateria, depois fui para a guitarra havaiana (lap steel guitar). Então eu encontro uma expressão em muitos instrumentos, mas acho que seria a slide guitar”, conta Harper.
“We Need To Talk About It” é uma música forte sobre direitos civis e sobre o sofrimento que a falta desses direitos pode trazer. Mas, seu instrumental não deixa a desejar, guitarras swingadas e baixos fortes logo traz a mente Marvin Gay e em seu “Whats Going On”.
“[‘Whats Goin On] foi uma inspiração inconsciente, mas tem sido uma inspiração ao logo da vida. Os mestres, como Steve Wonder e o Marvin são pessoas que ambiciono alcançar tanto nas melodias quanto nas letras", afirma Harper.
Ben tem muitas inspirações, como qualquer um. Contudo, seu trabalho é original e leva sua alma e personalidade. O artista mistura em uma música Jazz, Reagge e até Hip-hop para criar algo único e inovador.
“Estilos são uma conversa interessante, nós estamos no final da linha da música popular. Se voltarmos para Little Richard e Chuck Berry, ou até antes no american delta blues e como isso transitou para Chubby Checker e depois par Jerry Lee Lewis, Sinatra e os Beatles. Seguindo na história, Motown, rock n’ roll e jazz dos anos 50 e 60, a disco dos anos 70 com o Police e então o Hip-Hop da década de 90 com o grunge e depois com o nascimento da eletrônica. Com tudo isso saímos do outro lado com o que chamamos de música pop, música popular. Mas, meu ponto é, todos somos muito influenciados quando pegamos um instrumento, é quase impossível fugir dessa influência. Então, a pergunta é como nos tornamos originais mesmo com todas essas inspirações e influências. Então eu espero que [We Need To Talk About It] seja único, mesmo que muito influenciado. Então espero que não seja nenhuma das influências que seja um som original”, reforça.
Músico habilidoso, Ben Harper não só faz seu trabalho solo como também participa de criações com outros músicos. O guitarrista participo do disco “Harry’s House” tocando guitarra nas faixas do álbum de Nova Disco.
“Harry é absolutamente a pessoa mais maravilhosa do mundo. Eu não posso explicar o quanto é grande sua maestria e talento. Foi uma ligação bem animadora de receber, se tratando de trabalho de estúdio. Todo ano faço bastante trabalho de estúdio, mas foi uma ligação muito boa de receber. Está no topo de ligações há se receber”, relata o cantor.
Na próxima tour de Harper, ao lado da banda The Innocent Criminals, o músico abrirá 15 shows de Styles em Los Angeles, no Kia Forum. Ben Harper também se apresentará com Jack Johnson nas cidades de George e Chula Vista.
Por fim, o compositor contou um pouco sobre sua relação com o Brasil e prometeu passar por aqui em sua turnê em 2023.
“Eu tenho que ir para o Brasil em 2023. Eu não consigo nem começar a dizer o quanto eu agradeço e amo os fãs do Brasil e como mal posso esperar para passar um bom tempo por aí. Brasil mudou minha vida, a música com a Vanessa da Mata mudou minha vida. Foi um grande momento e ter a oportunidade de tocar no Brasil... vocês são os melhores fãs do mundo”
Ben, até aqui a entrevista ia normal e muito bem, mas tudo sempre pode melhorar. Seus filhos invadiram a entrevista e Harper se mostrou um pai incrível. Dando a atenção necessária com todo o carinho e brincadeiras para convencê-los de que o pai precisava de mais alguns minutos com esse jornalista que exigia em roubar sua atenção.
“Ser pai é uma grande influência, ainda mais na minha idade. Teve um efeito profundo em mim e em minhas escolhas”.
Ben Harper, mais que um artista é um humano e sua música mostra esse seu lado. Seja lutando pelos direitos civis ou elogiando o desenho de sua filha.
Veja também:
IMAGINE DRAGONS LANÇA ÁLBUM DUPLO,
APÓS SHOW EM GLASTONBURY, BILLIE EILISH BOMBA NAS PARADAS BRITÂNICAS
SALA DE BATE PAPO