Bob Dylan Lança Nova Versão de 'The Complete Budokan 1978'
O álbum captura um momento único de metamorfose do músico
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‘The Complete 1978’ é um dos álbuns ao vivo mais "polêmicos" de Bob Dylan que desafia a máxima de que "menos é mais". Enquanto o lançamento original de 1978, apresentava 23 músicas selecionadas de seus shows no Nippon Budokan de Tóquio, o cantor acaba de lançar uma nova edição que consiste em 58 músicas, abrangendo cada show na íntegra, do início ao fim.
Este período representou uma transição peculiar para Dylan após a inovadora Rolling Thunder Revue – sua a turnê de concertos de 1975 e 1976. O artista, inspirado pelo espírito punk, optou por uma abordagem teatral e showbiz em sua turnê pelo Japão. O álbum reflete não apenas a musicalidade, mas também os conflitos pessoais de Dylan, incluindo o fim de seu casamento, a produção de "Renaldo and Clara", e o impacto emocional da morte de Elvis Presley em 1977.
Depois de tudo isso, Dylan começou a refletir sobre seus próximos passos, delineando planos que envolviam a formação de uma banda para suas extensas turnês mundiais, incluindo os primeiros espetáculos marcados no Japão. Inspirado pelas extravagâncias de Elvis nos anos 1970, ele buscou uma abordagem mais teatral e voltada para o showbiz, com uma ênfase especial em cantoras de apoio femininas e uma seção de sopros, semelhante à Rolling Thunder Revue, mas menos ousada.
Ao chegarem ao Budokan, a "orquestra", como Dylan apelidou a banda, transformou suas canções mais conhecidas em verdadeiros números musicais. As interpretações de faixas como "Maggie's Farm", "Going Going Gone" e "I Shall Be Released" evocavam a atmosfera das produções da Broadway, com arranjos dramáticos e refrões vocais que construíam um arco narrativo secundário às letras de Dylan. A precisão vocal de Dylan e das cantoras de apoio, Debi Dye, Jo Ann Harri e Helena Springs, aliada a uma propulsão rítmica, conferia movimento e carga emocional às performances.
Diferentemente dos gritos da antiga turnê, o estilo de canto de Dylan nestes shows era mais contido, porém igualmente apaixonado e comprometido. Em meio a músicas que poderiam representar um desafio emocional para um recém-divorciado, ele incorporava versões melancólicas de faixas do álbum "Blood on the Tracks," refletindo sobre um relacionamento vacilante. Essas escolhas direcionavam suas músicas para trajetórias convincentes e emocionalmente envolventes.
Além disso, havia nuances contemporâneos distintos presentes. Surpreendentemente, o reggae ganhou destaque em um arranjo de "Don't Think Twice, It's Alright", possivelmente refletindo a ascensão de Bob Marley e dos Wailers na época, embora a flauta de Steve Douglas permaneça como o instrumento principal.
O saxofone de Douglas, as partes de guitarra de Billy Cross e os teclados de Alan Pasqua lançam uma sombra influente, associada à E Street Band de Bruce Springsteen. Junto com isso, se influenciou na "fusão" explorada por Miles Davis em álbuns como "Bitches Brew", faixas como "Oh, Sister" e "It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)" parecem extrair suspense, incerteza e ataques sonoros crescentes que estavam em voga.
The Complete Budokan 1978 é um tesouro envolvente, oferecendo uma visão íntima de Dylan em um momento de inquietação, coração partido e busca por novas musas e sons. Esta turnê foi um trampolim para uma época transformadora, marcando Dylan como um artista ousado, sempre disposto a testar novas ideias e desafiar seu público.
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