Cérebros das crianças se desenvolvem mais rápido com treinamento musical
Estudo comprova diferenças de aprendizagem entre crianças que aprenderam a tocar instrumentos
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É fundamental que os pais estimulem os sentidos da criança desde cedo, de acordo com diversos estudos a música é uma ferramenta que treina o cérebro, indicando muitas diferenças no comportamento de músicos comparados com não músicos. Assim, quanto mais cedo ocorrer esse aprendizado, melhor, já que o indivíduo que tem domínio da prática consegue ser mais habilidoso em relação a matemática e linguagem, além de QIs mais altos e melhor desempenho acadêmico.
Além do aprendizado, tocar instrumentos auxilia no desenvolvimento motor, auxiliando áreas do cérebro relacionadas à audição, ao movimento, entre outras. Esse tipo de otimização é mais forte ainda em crianças que começam a lidar com a música, já que estão em ativo desenvolvimento em diversos aspectos.
Um estudo desenvolvido durante cinco anos pela Universidade do Sul da Califórnia realizou um teste no qual analisava crianças que começaram a receber instrução musical (entre 6 e 7 anos de idade), versus as que não recebiam.
O que se concluiu foi que os sistemas auditivos das crianças no programa de música estavam amadurecendo mais rápido nelas do que nas outras crianças. O ajuste fino de sua via auditiva pode acelerar o desenvolvimento da linguagem e da leitura, bem como outras habilidades – algo que os cientistas continuam a estudar até então.
“O sistema auditivo é estimulado pela música”, disse a pesquisadora sênior da Universidade do Sul da Califórnia na Faculdade de Letras, Artes e Ciências Dornsife.“Este sistema também está envolvido no processamento geral de som que é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, habilidades de leitura e comunicação bem-sucedida”.
Após os primeiros anos do estudo, resultados mostraram que as crianças que participavam das aulas de música eram mais sensíveis, reconhecendo melodias com mais facilidade. Isso também mostrou que esse tipo de educação gerou um desenvolvimento precoce em relação ao caminho que o cérebro faz para codificar e processar o som de maneira geral.
A música, portanto, é um dos estímulos mais potentes para ativar circuitos cerebrais. Por isso, quanto mais a criança for exposta a esse tipo de estímulo, mais ela conseguirá aproveitar e potencializar as partes de seu cérebro.
Além de ser usada como instrumento que intensifica o aprendizado, ela também serve de método clínico para vários tratamentos, como:
- Deficiências na função motora;
- Linguagem;
- Cognição;
- Processamentos sensoriais;
- Perturbações emocionais e que podem resultar de lesão cerebral.
Concentração
Ao escutarmos música ficamos envolvidos pela melodia que nos rodeia, e isso faz com que a criança se sensibiliza e presta mais atenção do que naturalmente. Isso significa que ela está conectada com a tarefa que está realizando naquele momento, ainda mais se for capaz de cantar um trecho ou aprender a música por completo, potencializando por fim a concentração.
Raciocínio e memória
O ato de escutar ou produzir música ajuda a ativar algumas áreas do cérebro, sendo um elemento essencial na educação infantil. Partindo desse princípio, é lógico afirmar o raciocínio e a memória são extremamente estimulados.
Aprendizado
A musicalização para crianças é essencial na fase escolar, agregando diversos benefícios, como o aprendizado da linguagem e a alfabetização. Fora isso, estimula muito a dicção dos alunos. Por isso, é ideal que os pais tragam esse hábito aos lares desde cedo, por meio de coisas muito simples e lúdicas, como brincadeiras. O uso de instrumentos musicais variados também é uma ótima estratégia para a criança adquirir essa pluralidade e se interessar por mais de uma opção possível.
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