Cidade do mês: 5 musicais da Broadway que passaram pelo Brasil
Mamma Mia, Rei Leão e muito mais
Publicada em
Nova York é praticamente sinônimo de música. Do Punk Rock à Broadway, a cidade se estabeleceu como uma referência mundial das produções artísticas. Por isso, começou a exportar alguns espetáculos para outros países.
Um deles é o Brasil, que recebeu uma série de teatros oriundos da Big Apple. Para encerrar a edição da editoria de cidade do mês sobre NY, a Antena 1 separou alguns dos musicais mais marcantes que já passaram pelo território nacional. Confira:
My Fair Lady / Minha Querida Lady
A primeira adaptação brasileira da Broadway aconteceu em 1962. A peça é inspirada em um filme de 1938 que, por sua vez, surgiu a partir da peça ‘Pygmalion’ de George Bernard Shaw e, 1913. Aqui, o espetáculo foi produzido por Victor Beraba e estrelado por Bibi Ferreira e Paulo Autran. O show foi um sucesso, e ficou três anos em cartaz.
Fantasma da Ópera
Nos Estados Unidos, a peça ficou em cartaz por impressionantes 35 anos após sua estreia em 1988. Foram quase 14 mil apresentações. No Brasil, o sucesso também foi considerável. “Fantasma da Ópera” é um dos musicais mais vistos no país, com 880 mil espectadores entre 2005 e 2007.
Mamma Mia!
O clássico “MAMMA MIA!” estreou como musical em 1999 na cidade de Londres. O roteiro surgiu a partir das músicas do ABBA, foi traduzido para mais de 14 línguas e ganhou até mesmo dois filmes. O Brasil recebeu a peça em seus palcos somente neste ano, quando a companhia Moeller & Botelho trouxe a produção para São Paulo e Rio de Janeiro.
Wicked
Mais uma novidade de 2023 no Brasil, o espetáculo segue a história apresentada no filme “O Mágico de Oz” (1939), contando o passado das personagens Glinda, interpretada por Fabi Bang, e Elphaba, estrelada por Myra Ruiz. De acordo com o site Playbill, o espetáculo já foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas ao redor do mundo, e arrecadou mais de 30 milhões de dólares.
Rei Leão
“Rei Leão” estabeleceu um novo recorde de bilheteria no mundo, com mais de 6,2 bilhões de dólares. No Brasil, atraiu mais 850 mil espectadores, e conta com performances em seis idiomas diferentes. Atualmente, está em temporada na cidade de São Paulo
Veja também:
THE ERAS TOUR: TAYLOR SWIFT ANUNCIA FILME SOBRE TURNÊ
TBT: HÁ 39 ANOS, TINA TURNER EMPLACAVA
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO