Coronavírus: Uganda procura soluções locais
À medida que a vacinação contra o coronavírus se intensifica na Europa e em outras partes do mundo, os países em África aguardam com expetativa a hora em que também podem proteger a sua população.
Publicada em
Transcrito:
Local: Kampala, Uganda, 18 de janeiro de 2021
Esta equipe costuma fazer autocarros elétricos para o único fabricante de automóveis de Uganda, mas agora estão na utilização de seus conhecimentos contra a Covid-19.
Pauline Korukundo (Líder inovadora): “A pandemia forçou-nos a olhar para muitas coisas. Estamos a fazer as nossas próprias máscaras, os nossos próprios filtros. Estamos motivados para encontrar as nossas próprias soluções.”
Uma solução criativa: ventiladores feitos em Uganda.
Pauline Korukundo (Líder inovadora): “Fazer um ventilador médico de baixo custo, e usar material disponível em Uganda, permitirá suprir a coluna de ter que importar este equipamento tão caro. Já vamos para o terceiro protótipo, e também desenvolvemos um conceito de produção.”
Além disso, os cientistas locais trabalham com parceiros do mundo inteiro, para desenvolver sua própria vacina, em Uganda.
Emmanuel Ainebyona (Ministro da Saúde): “Eles (os cientistas locais), já estão a trabalhar nos protocolos, para que esta vacina passe por vários testes, então esperamos ver a nossa própria vacina em breve.”
Entretanto, o governo encomendou 9 milhões de doses da vacina, por meio da COVAX, iniciativa global para promover um acesso justo ao imunizante. Mas como não há doses suficientes para toda a população, as regras básicas de higiene continuam a ser cruciais para travar o avanço de Covid-19.
Veja também:
Escrito por DW
SALA DE BATE PAPO