Curiosidades: Madonna durante as gravações de 'La Isla Bonita'
Saiba mais sobre a história por trás de um dos maiores hinos 'hispânicos' da cantora
Publicada em
"La Isla Bonita" é uma das músicas mais cativantes da Rainha do Pop, Madonna, que sempre desperta a vontade de fazer uma viagem à ensolarada Espanha e conhecer San Pedro. Ela é notória no repertório da cantora, entre outros aspectos, por ser sua primeira gravação com influências da musicalidade latina, contendo arranjos de instrumentos caribenhos (violão, maracas e harmônicas). Além disso, foi a estreia da cantora não apenas abordando um tema espanhol, mas, de fato, cantando na própria língua espanhola!
Caso você esteja se perguntando, o título que significa "a ilha bonita" em espanhol foi inicialmente composto por Patrick Leonard, mas não foi para Madonna. Originalmente, ele a mostrou para Michael Jackson, pensando em encaixá-la em seu álbum "Bad", mas o Rei do Pop não se identificou com a música. Na verdade, ela foi oferecida a ele apenas como uma versão demo instrumental, sem letra nem título.
Então, Leonard quis mantê-la em um alto patamar artístico e a ofereceu à Rainha do Pop, que escreveu parte das letras e depois passou para Bruce Gaitsch a complementar. No final, a faixa entrou no terceiro álbum da cantora, "True Blue", em 1986.
A cidade de San Pedro, na ilha de Ambergris Caye, Belize, é considerada a principal inspiração da música. No entanto, uma das curiosidades é que a artista revelou à revista Rolling Stone: “Não sei onde fica San Pedro. Naquela época, eu não era uma pessoa que ia de férias para belas ilhas. Eu acho que estava a caminho do estúdio e vi uma rampa de saída escrita ‘San Pedro’”. Ela, na verdade, descreveu a música como uma homenagem à "beleza e mistério do povo latino-americano".
Madonna quis tanto trazer essa sonoridade latina que convidou o percussionista brasileiro Paulinho da Costa para dar um tempero, ou como ele gostava de dizer, uma "pimentinha latina", em uma faixa ainda sem título. E funcionou! A relação dos dois foi tão boa que ele até foi convidado a participar do videoclipe da música, no qual aparece, logo na primeira cena, tocando bongô.
Mas, antes de lançar a faixa, Madonna tinha um problema: ela queria um título latino para a música, mas não sabia qual. Por isso, pediu uma dica a Paulinho. "Como ela queria um nome latino, liguei para um amigo mexicano, um mecânico que conserta Mercedes", lembrou Paulinho. "Ele me sugeriu: ‘La Isla Bonita’. Madonna adorou. Em troca, meu amigo pediu apenas uma foto autografada, e Madonna assinou na hora. Eu tive uma relação profissional muito próxima com ela".
O clipe foi ambientado em Los Angeles e dirigido por Mary Lambert, que também participou de outros vídeos de Madonna, incluindo os icônicos “Like a Virgin” e “Like a Prayer”. Em “La Isla Bonita”, mostra a cantora utilizando as imagens religiosas de forma relativamente gentil, segurando um crucifixo enquanto aparentemente pensava se deveria ou não dançar. Até que ela finalmente decide se aventurar nas ruas e sai girando em seu lindo vestido vermelho.
Ao longo dos anos, a faixa permanece extremamente relevante para sua trajetória, com seu refrão ainda tão memorável agora quanto era quando foi originalmente escrita.
Veja também:
TBT: HÁ 39 ANOS, TINA TURNER EMPLACAVA
10 ANOS DE “YOURS TRULY”: ARIANA GRANDE DIVULGA BASTIDORES DA COMEMORAÇÃO
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO