Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dengue avança no Brasil e aumenta chance de epidemia com coronavírus

São mais de 20 mil casos apenas no Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre

Placeholder - loading - Doença transmitida pelo Aedes aegypti tem salto de casos/Divulgação
Doença transmitida pelo Aedes aegypti tem salto de casos/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Os casos de dengue chegaram a 57 mil suspeitos e nove mortes, segundo último levantamento do Ministério da Saúde. Uma das causas da grande contaminação é a falta de preocupação da população com os locais que podem ser criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, por conta da crescente preocupação com outro vírus – O coronavírus, que está gerando mobilização internacional.

Veja também: Falta de máscaras assombra chegada do coronavírus no Brasil

Outro fator agravante é a temporada de chuvas que está ocorrendo em todo país, dificultando o encontro dos focos de transmissão por moradores e agentes de saúde. O estado mais afetado é o Paraná, que já conta com mais de 17 mil casos confirmados, cerca de 136 habitantes em relação a 100 mil tem a doença, toda semana o número é atualizado pelo estado e repassado Ministério da Saúde, que já declarou que o local está em alerta.

No norte e nordeste, os casos cresceram 128% em relação a mesma época de 2019, principalmente em Aracajú, Sergipe. O risco de ocorrerem as duas epidemias, dengue e covid-19, é um possível segundo especialistas, mas não é tão provável, já que se sabe muito pouco sobre o comportamento do coronavírus, entretanto, um homem de 35 anos faleceu na Tailândia este domingo e estava infectado tanto com o coronavírus, quanto com a dengue.

A chance de as duas epidemias acontecerem simultaneamente está exigindo atenção do SUS, já que a população sem condições de buscar tratamento em hospitais particulares, teria que recorrer ao órgão público. Além dos casos, foi confirmado pela diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP, Ester Sabino, que o genoma do vírus dentro dos dois pacientes com coronavírus eram diferentes, um se assemelhava a estrutura encontrada na Inglaterra, e o outro é relacionado com a infecção na Alemanha, mas nenhum dos dois tem a mesma sequência do vírus na China.

As formas de se proteger do contágio do coronavírus são: Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com sabão ou álcool em gel, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, manter o ambiente regularmente limpo e ventilado e, em casos de contato com pessoas com sintomas gripais, ou viajar para áreas de risco, o uso de máscaras descartáveis é ideal. Os sintomas são: Febre, dificuldade de respirar, tosse, e em casos mais graves aparece a síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. Já com a dengue, a melhor maneira é se impedir a proliferação do mosquito, evitando água parada em vasos, baldes, pneus velhos etc.

Participe do grupo Coronavírus Brasil e receba em principais notícias em primeira mão.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. dengue avanca no brasil e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.