Descubra a história dos videoclipes
De Beatles a Michael Jackson, entenda como surgiram os tão famosos vídeos musicais
Publicada em
Quantos videoclipes já marcaram sua história com a música? Hoje em dia, é comum a prática de gravar curta-metragens audiovisuais, que são associados a uma música e integram sua divulgação, mas você já se perguntou como eles surgiram? A Antena 1 te conta!
Muitos pensam que os clipes surgiram nos longas musicais. Mas a ideia mais popular é a de que a origem tenha sido na televisão.
Assim, considera-se que o “pontapé” inicial para a produção do formato sejam os vídeos dos Beatles. A rotina exaustiva de apresentar constantemente em estúdios de televisão para plateias numerosas fez com que o grupo passasse a enviar gravações para os programas, substituindo as performances ao vivo.
Mas esse não foi o único movimento histórico dos Beatles, que também foram responsáveis pelos primeiros filmes que misturavam cinema e suas próprias músicas, como em “Hard Day’s Night” (1964) e “Help” (1965) do diretor Richard Lester.
Assista aos trailers:
Hard Day’s Night
Help
Em 1967, porém, os Beatles lançaram o videoclipe de "Strawberry Field Forever”, o mais próximo do formato que temos hoje. Confira o curta musical dirigido por Peter Goldmann e considerado pelo MoMa como um dos clipes mais influentes dos anos 60:
Além dos Beatles, não podemos deixar de mencionar os também considerados pioneiros na história dos clipes; a banda Queen com a produção de “Bohemian Rhapsody”, lançada na TV em 1975.
Confira:
Mas diferentemente dos autores de “Strawberry Field Forever”, Queen tinha objetivos mercadológicos com o vídeo de “Bohemian Rhapsody”, pensado como uma estratégia de marketing e especialmente feito para a televisão.
Com essas inspirações verdadeiramente icônicas, mais artistas começaram a gravar clipes de suas músicas. Mas as produções ainda eram isoladas quando consideramos o fenômeno que se deu após a criação da norte-americana MTV, em 1981.
A emissora foi pensada com foco exclusivo em música, sendo responsável pela consolidação do que hoje conhecemos como videoclipe e por batizarem os anos 80 como década do videoclipe.
Confira a primeira produção transmitida pela MTV; “Video Killed The Radio Star”, The Buggles:
Mas o gênero se profissionalizou oficialmente apenas em 1982, após o lançamento de “Thriller”, álbum do Rei do Pop, Michael Jackson. Confira o primeiro videoclipe do artista, “Billie Jean”:
Em 1983, veio a tão reconhecida produção do single “Thriller”, que foi a primeira superprodução do gênero. Assista abaixo:
Desde então, pode-se dizer que todos os artistas aderiram à associação de seus singles mais famosos com uma mídia visual.
Expandindo o conceito de videoclipes, Janet Jackson, irmã do Rei do Pop, foi uma das pioneiras do conceito de álbum visual, com seu lançamento de 1989; “Rhythm Nation 1814”. Confira:
Dando continuidade ao legado, está Beyoncé, que em 2016 divulgou o álbum visual “Lemonade”, com 65 minutos e onze capítulos, intercalando os vídeos musicais e os poemas da somaliana Warsan Shire.
Assista a um trecho através da canção “Hold Up”:
Agora você pode assistir seus videoclipes favoritos sabendo tudo sobre a história do gênero!
Veja também:
SALA DE BATE PAPO