Itália: porquê visitar Gênova
Uma deliciosa viagem com um roteiro imperdível pela cidade italiana
Publicada em
Gênova talvez não fosse a primeira opção de destino para muitos viajantes, porém a cidade esconde grandes tesouros, passeios imperdíveis, uma gastronomia impecável e atrações culturais de tirar o fôlego. A cidade portuária é a capital da Ligúria, região que fica ao noroeste da Itália, e nessa matéria iremos explorar um pouco mais desse lugar incrível.
Centro Histórico
Você sabia que Gênova tem o maior centro histórico de toda a Europa? Considerado um Patrimônio da Humanidade, é um labirinto de vielas repletas de palacetes, igrejas e estilos arquitetônicos que promovem uma viagem no tempo. É uma ótima parada para iniciar o passeio, além de uma forma de começar a sentir e se imergir de fato na cultura da cidade.
A parte mais antiga pode ser visitada a pé, e isso é uma ótima oportunidade para perder-se em meio as ruelas. Andar sem itinerário proporciona uma experiência diferente ao viajante, que irá se deparar com belezas que não constam nos guias, descobrir museus diferentes, sempre se atentando a todos os detalhes possíveis.
Além de ser um mergulho em um ambiente que parece ter vindo da Era Medieval, você poderá desfrutar de bares e restaurantes aconchegantes e charmosos, que refletem completamente a cultura local.
Gastronomia e imersão
Viajar à Itália é sinônimo de comida boa, e pode ter certeza que Gnova faz jus a essa fama. Aqui vão alguns dos quitutes que você não pode perder nesta viagem!
A região da Ligúria se caracteriza principalmente por seus pratos elaborados e apetitosos. Além disso, por conta de onde se situa, o local é rico no cultivo de oliveiras que produzem um azeite divino.
Por também ficar à beira os pratos típicos envolvem peixe e pratos da colina feitos com cogumelos e ervas aromáticas. Essas ervas são um elemento chave na alimentação, principalmente o manjericão, um ingrediente que está no preparo do “pesto alla genovese”.
Na Ligúria são também típicos os vários tipos de “focaccia”, todas deliciosas, as quais você encontra com facilidade vendendo nas ruas. Ela costuma ser vendida em quadrados, temperada com azeite e ou com azeitonas e cebolas, como também pode ser recheada com o delicioso queijo straccino.
Para encerrar este banquete com chave de ouro, não pode faltar a sobremesa, não é mesmo? O gelato italiano é uma iguaria, um doce que realmente não pode faltar na sua lista gastronômica. Porém, o semifreddo Panera é uma especialidade exclusivamente genovesa que só se encontra na região. Ele é frequentemente encontrado como sabor em sorveterias, mas nem todos sabem que é muito semelhante a um parfait de café.
O nome panera deriva de "creme preto" (panna nera, em italiano) e seu principal ingrediente é o café. A receita original traz café em pó e gemas cozidas em banho-maria, mas ao longo dos anos a receita foi simplificada, eliminando completamente as gemas e usando café expresso para prepará-la.
Pontos e passeios imperdíveis
Para começar essa rota, recomendamos uma visita ao Porto Antigo, um lugar calmo com uma vista maravilhosa que possuí diversas atrações para toda família. Lá é imperdível a visita ao Aquário de Gênova, um dos maiores de toda a Europa. Ele abriga milhares de exemplares da fauna marinha e centenas de espécies, incluindo animais terrestres.
Outro ponto essencial nesse roteiro é Via Garibaldi, uma rua perfeita para encontrar os restaurantes mais pitorescos da cidade. Repleta de prédios elegantes, o local foi desenvolvido para abrigar as famílias mais importantes de Gênova. A noite, a via ficam super romântica e aconchegante, perfeita para um jantar a dois. Além disso, os cafés e bares são convidativos para um happy hour e o turista pode caminhar pela charmosa via.
Outra atração cultural necessária é o Palazzo Rosso, um dos museus mais reconhecidos de Gênova. O palácio pertencia a família Brignole-Sale, e possui obras de arte icônicas com obras de Anthony Van Dyck, Guercino, Guido Reni e Albrecht Dürer.
Veja também:
TAYLOR SWIFT CONFIRMA PARCERIA COM LANA DEL REY EM NOVO ÁLBUM
ÁLBUM E SINGLE DE HARRY STYLES SÃO OS MAIS VENDIDOS DO ANO NO REINO UNIDO
SALA DE BATE PAPO