Lisa Stansfield faz 57 anos hoje: Confira a homenagem da Antena 1
Relembre a trajetória de uma das maiores cantoras da década de 90
Publicada em
O Soul está dentro dela! A Inglaterra já foi o berço de grandes cantoras, mas nenhuma com tanto gingado quanto a Lisa Stansfield. Ela é uma das maiores vozes de sua geração, vendendo milhões de discos pelo mundo desde o seu início, em 1989. Segundo a revista Billboard, a diva Pop, Soul e R&B é considerada uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos.
Tudo começou em 1980, quando Lisa deu um pontapé inicial em sua carreira depois de vencer a competição Search for a Star (busca por uma estrela). A cantora foi uma pessoa criada em um ambiente extremamente musical. Sempre mencionando o Soul como sua referência principal, ela diz que sua paixão pelo gênero se deu à sua mãe, que era apaixonada pela diva Diana Ross e seu grupo The Supremes. Também cita nomes como Marvin Gaye, Chic e Barry White como outras referências principais.
Depois de muitas aparições em programas de televisão e construindo seu nome, ela formou um trio, junto de Ian Devaney e Andy Morris, chamado Blue Zone. Durou muito pouco tempo, iniciando em 1986 e se separando em 1988, porque a artista queria focar em desenvolver um trabalho solo.
O estrelato de Stansfield veio em 1989, após lançar seu primeiro disco solo, “Affection”. Nele, após o mundo entrar em contato com canções como “All Around the World” e “This is the Right Time”, ficou claro que ela seria o novo sucesso da década.
O primeiro single do projeto, “This is the Right Time”, foi escrita pela cantora junto com os antigos parceiros da Blue Zone. A música foi muito bem recebida pelos críticos e público. Conquistou um sucesso mundial e entrou em diversas paradas musicais, como a Billboard Hot 100.
Seu segundo lançamento foi um sucesso ainda maior. Ao mencionar o nome Lisa Stansfield, a “All Around the World” é sempre a música mais lembrada. Com a mesma parceira de composição da primeira, ela se tornou um hit tão grande que chegou a vender cinco milhões de discos pelo mundo, ganhando um certificado de platina nos Estados Unidos.
Além disso, a cantora foi indicada para diversas premiações, como o Grammys para Melhor Performance Vocal Feminina Pop e Artista Revelação.
Em 1992, a Lisa se juntou com o renomado Barry White para gravar uma nova versão do hit. A música foi lançada como um dos singles do “Time to Make You Mine”, com todos os royalties indo para a caridade. Uma curiosidade dessa música é que, antes de gravar a versão com o White, Lisa já tinha dito que ele tinha sido sua maior referência, principalmente com sua música “Let the Music Play”.
O álbum “Affection” ganhou três vezes o certificado de platina no Reino Unido, e outros desse mesmo tipo e ouro em outros países. Stansfield ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Brit Award , o Billboard Music Award , entre outros.
Ouça outras canções desse projeto que estã na programação da Antena 1:
Em 1991, seu segundo álbum “Real Love” foi lançado. Aclamado pelo mundo, ele alcançou muitas críticas positivas e entrou para o top dez de diversas paradas, incluindo o Reino Unido e Estados Unidos. Esse projeto teve uma regravação de “Down in the Dephths”, uma composição de Cole Porter.
No final de 1992, ela escreveu e gravou "Someday (I'm Coming Back)" para o bem-sucedido longa, The Bodyguard, estrelado por Whitney Houston. A canção foi lançada como single na Europa em dezembro daquele ano, após " I Will Always Love You ", e alcançou o topo das paradas no Reino Unido.
Mas a curadoria de um bom som não termina aí. Lisa voltou a mover com os recordes mundiais em 1997 com o seu álbum autointitulado “Lisa Stansfield”. Com a maioria das composições feitas por ela e seu marido Ian Devaney, o disco gerou uma comoção grande pelo mundo, tendo diversos sucessos atrelados ao seu lançamento.
O projeto é voltado para um som que remete ao R&B ‘old-school’, com elementos musicais precisos de um baixo com linhas melódicas divertidas, um coro sincronizado e sua voz madura. Ele entrou como top dez, na lista da Billboard de top 100 maiores álbuns europeus.
No final da década de 90, a cantora ficou um tempo parada. Mas, em 2003, voltou para conquistar novos fãs e agradar aos fiéis. Ela lançou o disco "Biography", com 17 canções de sucessos da carreira. No ano seguinte, outra surpresa para os fãs: um projeto de relançamento da discografia completa da compositora.
Aqui estão algumas canções de obras lançadas nos anos 2000:
Ao todo, Lisa Stansfield vendeu mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo. Conquistou a todos com sua música de qualidade, a sua voz única e com muita música Soul na alma.
Veja também:
COLBIE CAILLAT ANUNCIA DATA DE LANÇAMENTO DE NOVO SINGLE 'WORTH IT'
MANDY MOORE COMPLETA 39 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO