Marvin Gaye completaria 83 anos: confira a homenagem especial da Antena 1
Depois de 38 anos do seu falecimento, o artista continua fazendo sucesso ao redor do mundo
Publicada em
O cantor, compositor e produtor americano de soul e R&B Marvin Gaye começou a ganhar fama internacional na durante os anos 1960 e 1970. Conhecido pelos hits "Sexual Healing", "Ain’t No Mountain High Enough" e "Let’s Get It On", o falecido músico é sucesso entre nós da Antena 1.
Hoje, 02 de abril, Marvin completaria 83 anos de vida e, por isso, preparamos uma homenagem especial para esse artista que mudou o cenário da música mundial. Confira:
QUEM FOI MARVIN GAYE?
Marvin Pentz Gay Jr, mais conhecido como Marvin Gaye, foi um cantor e compositor norte-americano que ficou conhecido na cena da música por ter sido um dos percursor que ajudou a moldar o som da Motown na década de 1960. - inicialmente como músico interno e depois como artista solo com uma série de sucessos.
Devido a isso, o artista ganhou os apelidos de Príncipe da Motowm e Príncipe do Soul.
LEIA MAIS: 'Strange Game': Mick Jagger lança nova música solo
Durante 1970, Gaye gravou os álbuns ímpares em sua carreira, sendo: "What's Going On" e "Let's Get It On". Com isso, o músico se tornou um dos primeiros artistas da gravadora a romper com as linhas criativas de uma produtora tradicional.
Suas gravações posteriores influenciaram vários subgêneros contemporâneos de R&B, como o quiet storm e o neo soul.
What's Going On
A canção, inspirada na trágica história do ativista dos direitos civis Renaldo "Obie" Benson, alcançou o topo da Hot Soul Singles durante 5 semanas seguidas e a posição de número 2 na Billbord Hot 100.
"What's Going On" vendeu, aproximadamente, 2 milhões de cópias e se tornou a segunda música da Motown - gravada por Marvin - de maior sucesso até os dias de hoje.
Em 2004 e 2010, a faixa também foi classificada como a quarta na lista sas 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos da revista estadunidense Rolling Stone.
O disco do qual "What's Going On" fazia parte da tracklist recebeu 2 indicações ao Grammy Awards na cerimônia de 1972, além de vários NAACP Image Awards de Álbum do Ano.
A Billboard também nomeou o profissional como o Trendsetter (tradução: lançador de tendências) do Ano após o sucesso da obra.
Motown, problemas e acusações
Em 1978 Gaye lançou "Here, My Dear" e dou parte dos royalties para Anna Gordy, esposa de quem estava se divorciando, como forma de pensão pela separação. Triste, o cantor se entrregou a vicios e teve probelmas com receita federal por conta de impostas. Se mudou para Maui e depois para Londres onde foi preso. Sa dívida chegava aos 4,5 milhões de dolares.
Problema foi resolvido e o artista voltou aos EUA e estava gravando mais um álbum com a Motown, quando suas gravações foram roubadas. A gravadora improvisou remixes, o que revoltou Gaye que acsou a gravadora de disponibilizar um álbum inacabado. Revoltado Gaye passou a gravar com a Columbia.
Midnight Love
Em sua nova gravadora, Marvin Gaye lançou um de seus maiores trabalhos quando falamos de música romantica. O álbum "Midnight Love" trouxe sucessos como "Sexual Healing", que foi gravada toda no apartamento de um amio do cantor, a faixa foi lançada como single do disco em setembro de 1982.
Veja também:
Músicas internacionais dos anos 90: 10 hits que marcaram a década
Escrito por Giulian Mason, Nicole Defillo e Vinicius Novais
SALA DE BATE PAPO