Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Marvin Gaye completaria 83 anos: confira a homenagem especial da Antena 1

Depois de 38 anos do seu falecimento, o artista continua fazendo sucesso ao redor do mundo

Placeholder - loading - O cantor Marvin Gaye para photoshoot. - Divulgação
O cantor Marvin Gaye para photoshoot. - Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

O cantor, compositor e produtor americano de soul e R&B Marvin Gaye começou a ganhar fama internacional na durante os anos 1960 e 1970. Conhecido pelos hits "Sexual Healing", "Ain’t No Mountain High Enough" e "Let’s Get It On", o falecido músico é sucesso entre nós da Antena 1.

Marvin Gaye
Toque para aumentar

Hoje, 02 de abril, Marvin completaria 83 anos de vida e, por isso, preparamos uma homenagem especial para esse artista que mudou o cenário da música mundial. Confira:

QUEM FOI MARVIN GAYE?

Marvin Pentz Gay Jr, mais conhecido como Marvin Gaye, foi um cantor e compositor norte-americano que ficou conhecido na cena da música por ter sido um dos percursor que ajudou a moldar o som da Motown na década de 1960. - inicialmente como músico interno e depois como artista solo com uma série de sucessos.

Devido a isso, o artista ganhou os apelidos de Príncipe da Motowm e Príncipe do Soul.

Marvin Gaye em seu estúdio compondo
Toque para aumentar

LEIA MAIS: 'Strange Game': Mick Jagger lança nova música solo

Durante 1970, Gaye gravou os álbuns ímpares em sua carreira, sendo: "What's Going On" e "Let's Get It On". Com isso, o músico se tornou um dos primeiros artistas da gravadora a romper com as linhas criativas de uma produtora tradicional.

Suas gravações posteriores influenciaram vários subgêneros contemporâneos de R&B, como o quiet storm e o neo soul.

What's Going On

A canção, inspirada na trágica história do ativista dos direitos civis Renaldo "Obie" Benson, alcançou o topo da Hot Soul Singles durante 5 semanas seguidas e a posição de número 2 na Billbord Hot 100.

Disco What's Going On
Toque para aumentar

"What's Going On" vendeu, aproximadamente, 2 milhões de cópias e se tornou a segunda música da Motown - gravada por Marvin - de maior sucesso até os dias de hoje.

Em 2004 e 2010, a faixa também foi classificada como a quarta na lista sas 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos da revista estadunidense Rolling Stone.

O disco do qual "What's Going On" fazia parte da tracklist recebeu 2 indicações ao Grammy Awards na cerimônia de 1972, além de vários NAACP Image Awards de Álbum do Ano.

A Billboard também nomeou o profissional como o Trendsetter (tradução: lançador de tendências) do Ano após o sucesso da obra.


Motown, problemas e acusações

Em 1978 Gaye lançou "Here, My Dear" e dou parte dos royalties para Anna Gordy, esposa de quem estava se divorciando, como forma de pensão pela separação. Triste, o cantor se entrregou a vicios e teve probelmas com receita federal por conta de impostas. Se mudou para Maui e depois para Londres onde foi preso. Sa dívida chegava aos 4,5 milhões de dolares.

Problema foi resolvido e o artista voltou aos EUA e estava gravando mais um álbum com a Motown, quando suas gravações foram roubadas. A gravadora improvisou remixes, o que revoltou Gaye que acsou a gravadora de disponibilizar um álbum inacabado. Revoltado Gaye passou a gravar com a Columbia.


Midnight Love

Marvin Gaye em frente a silhueta de cidade

Em sua nova gravadora, Marvin Gaye lançou um de seus maiores trabalhos quando falamos de música romantica. O álbum "Midnight Love" trouxe sucessos como "Sexual Healing", que foi gravada toda no apartamento de um amio do cantor, a faixa foi lançada como single do disco em setembro de 1982.

A faixa se tornou o maior sucesso comercial da carreira do rei do soul, pasando 10 semanas no primeiro lugar do Billboard Hot Black Singles e bateu o 3 lugar na Billboard Hot 100. A faixa também rendeu 2 Grammys. A "Sexual Healing Tour" foi a última de Marvin Gaye.
Em 1984, por interferir em uma briga de família, acabou baleado e evoluiu a obito. Mas Gaye deixou um legado de grandes músicas.

Veja também:

As 10+ de 2 Abril

Músicas internacionais dos anos 90: 10 hits que marcaram a década

Escrito por Giulian Mason, Nicole Defillo e Vinicius Novais

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

23 H
  1. Home
  2. noticias
  3. marvin gaye completaria 83 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.