Missão europeia com destino a Júpiter e mais destaques desta sexta (14)
Viagem até o planeta deve levar 8 anos
Publicada em
Confira as notícias que são destaque na programação da Antena 1 nesta sexta-feira (14)!
Europa lança missão para descobrir se luas de Júpiter são habitáveis
A Agência Espacial Europeia lançou hoje a missão Juice, com destino a Júpiter. A decolagem estava programada para ontem, na Guiana Francesa, mas foi adiada por conta do mau tempo.
Essa, que será a primeira missão não americana a explorar o gigante gasoso, pretende investigar 3 de suas maiores luas: Europa, Ganimedes e Calisto, onde há indícios de oceanos de água salgada sob as crostas congeladas.
Com chegada ao maior planeta do Sistema Solar prevista para julho de 2031, a espaçonave será impulsionada pela gravidade da Terra, da nossa Lua e de Vênus na viagem.
Governo cria grupo de trabalho para propor mudanças no DPVAT
O governo federal criou um grupo de trabalho para debater melhorias no DPVAT.
A equipe terá 90 dias para apresentar sugestões para o modelo de gestão pública e o modelo concorrencial, no qual a cobertura é oferecida por meio de seguros privados.
O programa foi criado em 1974 para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. O seguro foi cobrado no licenciamento dos veículos até 2020. O retorno da taxa a partir do ano que vem está sendo estudado pela gestão Lula.
70% dos pacientes com chagas não sabem que têm a doença
Hoje é o Dia Mundial da Doença de Chagas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com base nos indicadores do SUS, mais de 1 milhão de brasileiros vivem com a doença, mas 70% não sabem.
Sem tratamento a longo prazo, até 30% dos pacientes podem desenvolver complicações irreversíveis, de acordo com a Organização Pan-americana da Saúde. O diagnóstico precoce, no entanto, é um desafio, pois na maioria dos casos a infecção é assintomática no início.
A doença de Chagas é transmitida principalmente pelos insetos conhecidos como barbeiros, mas existem outras formas de contaminação, como por transfusão de sangue ou transplante de órgãos e durante a gravidez e o parto. No caso de sintomas e fatores epidemiológicos, como surtos na região, a infecção pode ser confirmada por exame de sangue comum.
Governo dá 72 horas para redes sociais informarem sobre o monitoramento de conteúdos violentos
As redes sociais terão 72 horas para enviar ao governo federal um relatório com as medidas adotadas para monitorar conteúdos que incitem violência nas escolas.
O prazo será contado a partir do recebimento das notificações.
Se as solicitações não forem atendidas, as plataformas poderão ser multadas em até R$ 12 milhões e até terem as atividades suspensas no Brasil.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO